portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Histórico

A área acadêmica de Computação na UFPel iniciou com a criação do curso de Bacharelado em Informática, em 1992, que veio a se tornar o curso de Ciência da Computação em 2001, por iniciativa de docentes ligados ao extinto Departamento de Matemática, Estatística e Computação (DMEC). O curso oferecia então 30 vagas anuais.

Em 2004, foi instituído o Departamento de Informática, junto ao Instituto de Física e Matemática, com o objetivo de agregar os docentes ligados a área. Em 2008, a área adere ao REUNI e passa a oferecer 90 vagas anuais, em dois ingressos, no curso de Ciência da Computação . Em 2009, é concebido o curso de Engenharia de Computação, oferecendo 45 vagas no seu primeiro ingresso em 2010.

Em 2010, aderindo ao plano de reestruturação da UFPel, o Departamento de Informática é extinto e a área passa a ser ligada ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec). Ainda neste ano, o Programa de Pós-Graduação em Computação é proposto e aprovado pela CAPES, instituindo o curso de Mestrado em Ciência da Computação que passa a oferecer 22 vagas anuais iniciando em 2011.

Atualmente, a área é composta de 21 docentes e pesquisadores ligados ao CDTec e agrega mais de 400 alunos entre seus cursos de graduação e pós-graduação.

CDTec UFPel
Find us on Google+