Projeto EXP-PC

Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental

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Sobre o Projeto

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A falta de profissionais bem formados e de mão de obra qualificada é uma realidade no Brasil. A globalização econômica e as inovações tecnológicas mudaram o perfil do profissional requerido pelos diversos setores da economia. Um trabalhador é cobrado por seu conhecimento, desempenho, colaboração, criatividade, pensamento crítico, responsabilidade e capacidade de solucionar problemas.

Concomitante a esta realidade, surge o Pensamento Computacional como uma metodologia para resolver problemas capaz de desenvolver muitas das habilidades requeridas hoje pelo mercado de trabalho. Pensamento Computacional é um método para solução de problemas que utiliza como base os fundamentos e técnicas da ciência da computação.

De forma geral, habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais para resolver problemas específicos são utilizadas como uma metodologia para resolver problemas de forma geral. Empresas multinacionais apoiaram esta ideia e se empenharam na disseminação desta metodologia.

Diante destas experiências e dos resultados científicos já atingidos neste ramo, este projeto propõe o desenvolvimento de ações para promover o Pensamento Computacional em escolas do Ensino Fundamental do município de Pelotas, como resposta a necessidade de preparar os estudantes de hoje para o mercado de trabalho atual e futuro.


Integrantes

Professores

Alunos Bolsistas 2018

Ex-bolsistas

Alunos Voluntários 2018

Ex-voluntários

—-

Atividades

Escolas

Voluntários

Referências

Pensamento Computacional

Conceitos fundamentais

  • Coleta de dados
  • Análise de dados
  • Representação de dados
  • Decomposição de problemas
  • Abstração
  • Algoritmos e procedimentos
  • Automatização
  • Simulação
  • Paralelismo

Referência

Habilidades

A Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação (ISTE) inclui habilidades específicas (mas não limita a estas) na definição operacional de Pensamento Computacional para Educação no Ensino Fundamental e Médio. Que são:

  • Reformular (por redução, simulação ou transformação) um problema aparentemente difícil em um outro com solução conhecida;
  • Pensar recursivamente e processar em paralelo uma abordagem de interpretação de dados e códigos;
  • Utilizar abstração e decomposição para resolver uma tarefa complexa, via análise por partes;
  • Escolher uma representação apropriada para um problema ou modelar aspectos relevantes de um problema tornando-o tratável;
  • Pensar em prevenção, proteção e recuperação em cenários de pior-caso utilizando conceitos de redundância, redução de danos e correção de erros;
  • Utilizar raciocínio heurístico para achar soluções, planejando, aprendendo e escalonado na presença da incerteza;
  • Reunir informação para acelerar o processo de solução e de computação.

Referência

Computer Science Unplugged

Referência para o livro Computer Science Unplugged.

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start.txt · Última modificação: 2018/06/21 16:04 por Giuliane

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