Projeto EXP-PC

Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental

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atividade2017

Atividades 2017

Pré-/Pós- Teste

Atividade - Ordenação

Tarefa 1

Tarefa 2

  • Material: Conjunto de cartas contendo letras e conjunto de cartas contendo letras e números.

Tarefa 3

  • Material: Copos contendo números diferentes e variados no seu interior e cadeiras em quantidade relativa ao número de alunos.

Tarefa 4

  • Material: Copos contendo números diferentes e variados no seu interior, cadeiras em quantidade relativa ao número de alunos e notas de brinquedo de um real.
    • Notas - Notas de 1 real

Avaliação de Ordenação


Atividade - Introdução a algoritmos - SoccerCraft

Tarefa 1 - Introdução ao SoccerCraft

  • Material:
    • Campo de futebol fabricado em isopor ou algum material de fácil fixação de papéis com alfinetes. O campo deve ter linhas horizontais e verticais dividindo-o em quadrados. Personagens (jogadores) estilo Minecraft (MINECRAFT, 2017) impressos em cartolina ou em algum material mais resistente que papel. Os jogadores preferencialmente devem ser de várias etnias e ambos sexos, a fim de facilitar a imersão dos alunos dentro do jogo. Uma bola impressa do mesmo material que os jogadores. Alfinetes para fixação dos jogadores e bola no campo. Folhas de exercícios utilizando metade do campo de jogo, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.
    • Avaliação:

Tarefa 2 - Aumentando a dificuldade

  • Material: Mesmos materiais da aula anterior (campo, jogadores e bola). Folhas de exercícios utilizando o campo completo de jogo, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.

Tarefa 3 - Toco y me voy

  • Material: Mesmos materiais da aula anterior (campo, jogadores e bola), jogadores adversários (mesmos jogadores, só que com as camisas de outra cor e folhas de exercícios utilizando o campo de jogo pela metade, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.

Tarefa 4 - O goleiro

  • Material: Mesmos materiais da aula anterior (campo, jogadores e bola). Goleiro (pode ser da mesma cor dos jogadores). Folhas de exercícios utilizando o campo de jogo pela metade, cada um com uma alocação de jogadores diferentes, com o objetivo de criar um algoritmo para fazer o gol com o menor tempo possível e também informar a quantidade de minutos levados para fazer o gol.

Tarefa 5 - A Peleia

  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Tarefa 6 - A repetição de comandos - o atalho

  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Tarefa 7 - O comando condicional

  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Tarefa 8 - Continuação do condicional

  • Material: Mesmo material das aulas anteriores (campo, jogadores e bola).

Avaliação de Algoritmos

atividade2017.txt · Última modificação: 2017/12/12 15:50 por simao

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