Apresentação

O Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel foi criado no ano de 2002 e está alocado junto a área de Computação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel.

O grupo conta com onze pesquisadores docentes da UFPel, além de diversos doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Além disso, existem atividades de colaboração ativa com pesquisadores de outras instituições, como UFRGS, UFSC, FURG, PUCRS, IFSul, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Leiria.

O GACI tem se consolidado como importante centro de pesquisa na área de microeletrônica na região sul do Brasil e tem atuado de maneira destacada na formação de novos pesquisadores, contribuindo para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel.

As atividades de pesquisa do GACI estão relacionadas com a área de Microeletrônica, na interface entre a Computação e a Eletrônica, e envolvem os seguintes temas:

  • Desenvolvimento de Arquiteturas Reconfiguráveis
  • Desenvolvimento de Ferramentas de CAD para Circuitos Digitais
  • Desenvolvimento de Sistemas Digitais em FPGAs
  • Desenvolvimento de Software e Hardware Embarcados
  • Desenvolvimento de Hardware para Codificação de Vídeos e Imagens Digitais
  • Otimização de Algoritmos para a Codificação de Vídeos e Imagens Digitais

Em função da produção científica qualificada desenvolvida no GACI, os integrantes do grupo têm obtido sucesso na publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas em eventos e revistas de grande relevância para a área. Além disso, diversos prêmios de melhor artigo foram conquistados pela equipe do GACI. Estas distinções, além de importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido no grupo, são fortes indicativos de que as atividades desenvolvidas estão no caminho certo.

Todos estes resultados positivos têm possibilitado a captação de recursos junto a órgãos de fomento, viabilizando a execução dos projetos planejados. Os pesquisadores do grupo conquistaram financiamento de órgãos como FAPERGS, CNPq, CAPES, FINEP e RNP.

Além da pesquisa realizada e da formação complementar de estudantes dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, o GACI vem atuando na organização de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais da área de Microeletrônica.

Universidade Federal de Pelotas