portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Pós-Graduação em Computação
O PPGC-UFPel atualmente oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. O Programa conta com 24 pesquisadores doutores, atuando em quatro linhas de pesquisa: Fundamentos de Computação, Processamento Paralelo e Distribuído, Sistemas Digitais e Embarcados e Sistemas Inteligentes.
por Gerson Cavalheiro, 5 dias atrás

A banca de seleção, instituída pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Computação, informa o resultado do processo seletivo para bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES, de acordo com o Edital PNPD/PPGC 2017-2. A lista abaixo apresenta os candidatos em ordem de classificação.

  1. Tiago Thompsen Primo (selecionado)
  2. Walter Enrique Calienes Bartra
  3. Lande Vieira da Silva Jr.

O primeiro colocado deverá entrar em contato até 18 de agosto com a Coordenação para proceder com a implementação da bolsa.

por Gerson Cavalheiro, 5 dias atrás

De 28 de agosto a 01 de setembro de 2017, estão abertas inscrições para candidatos a ingresso no Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel como Alunos Especiais. As vagas nas disciplinas são decorrentes do não-preenchimento por alunos regulares e são ofertadas a interessados nos conteúdos abordados. Candidatos podem ser selecionados para cursar até duas disciplinas. Não há distinção entre disciplinas de Mestrado ou Doutorado.

As inscrições são e maiores informações no site de candidatura.

por Gerson Cavalheiro, 5 dias atrás

Os horários para 2017/2 do PPGC estão disponíveis, sujeito a alterações.

  • ICDados: TEC – Introdução à Ciência de Dados (Prof. Ricardo Araújo)
  • CNuvem: TEC – Computação em Nuvem (Prof. Maurício Pilla)
  • CompFlex: Computação Flexível (Profa Renata Reiser)
  • PAD: Processamento de Alto Desempenho (Prof. Gerson Cavalheiro, Prof. Rafael Torchelsen)
  • PASD: Projeto Avançado de Sistemas Digitais (Prof. Marcelo S. Porto)
  • SistEvol: Sistemas Evolutivos (Prof. Marilton de Aguiar)
  • SUbíquos: Sistemas Sensíveis ao Contexto, Adaptativos e Ubíquos (Profa Ana Marilza Pernas, Prof. Adenauer Yamin)
  • VeicANT: Veículos Aéreos Não Tripulados Autônomos (Prof. Paulo Ferreira)
por Gerson Cavalheiro, 5 dias atrás

Título: Uma Proposta para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional Integrado ao Ensino de Matemática

Autor: Mônica Marques da Cunha

Orientação:

  • Simone Costa, Orientadora (PPGC-UFPel)

Banca Examinadora:

  • Marilton Sanchotene de Aguiar (PPGC-UFPel)
  • Renata Hax Sander Reiser (PPGC-UFPel)

Data: 29 de Agosto de 2017

Hora: 13:30

Local: 413

Resumo:
A introdução dos fundamentos da Computação na Educação Básica tem sido foco de atenção e discussão nos últimos anos, como consequência natural da globalização e dos avanços tecnológicos. Particularmente, Jeanette Wing sugere que a competência de raciocinar computacionalmente é uma das habilidades intelectuais básicas de um ser humano, comparada à ler, escrever, falar e fazer operações aritméticas. O Pensamento Computacional (PC) se popularizou como um método de resolução de problemas que “envolve a resolução de problemas, o projeto de sistemas, e a compreensão do comportamento humano, recorrendo aos conceitos fundamentais da Ciência da Computação”. Concomitantemente, já se discute a relação de apoio bidirecional entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Matemático, no sentido que diversas das habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes áreas se interseccionam ou mesmo se complementam. Nos últimos anos, diversos trabalhos propuseram a sua integração, predominantemente, por meio da introdução conceitos da Computação na disciplina de Matemática. Por outro lado, observa-se que estas inúmeras propostas independentes, que objetivam a integração do PC e da Matemática, se beneficiariam com a existência de modelos que fundamentem a correlação entre as áreas e que guiem a proposição e criação de atividades. Este é o objetivo deste trabalho: definir um modelo conceitual para a proposição de atividades matemáticas para as séries iniciais que promova conjuntamente o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Como resultado, espera-se ter um modelo teórico que sirva como guia para a definição de cursos e proposições de atividades que integrem o conteúdo de Matemática das séries iniciais com a promoção de habilidades do PC. Além disso, será detalhado um conjunto de atividades baseadas no modelo proposto e realizado um estudo de caso com uma turma de série inicial do Ensino Fundamental.

por Gerson Cavalheiro, 5 dias atrás

Título: Proposta de um método de clusterização adaptativa para séries de dados hidrológicos com validação dos clusters por testes de homogeneidade e de discrepância

Autor: LEROI FLORIANO DE OLIVEIRA

Orientação:

  • Marilton Sanchotene de Aguiar, Orientador (PPGC-UFPel)

Banca Examinadora:

  • Ricardo Matsumura Araujo (PPGC-UFPel)
  • Samuel Beskow (Universidade Federal de Pelotas)

Data: 25 de Agosto de 2017

Hora: 09:00

Local: Sala 318

Resumo:
No campo da Hidrologia Aplicada existe a necessidade de classificar bacias hidrográficas em regiões com padrões hidrológicos similares de modo que, baseado nos dados de séries históricas de vazão em cursos d`água, seja possível a transposição de informações para outros pontos não medidos dentro da mesma região com comportamentos hidrológicos semelhantes, mas que não possui dados disponíveis. Utilizam-se de técnicas de clusterização para o agrupamento de bacias hidrográficas na criação de regiões hidrológicas. Os algoritmos de aprendizado de máquina têm apresentado grande importância na computação por serem capaz de aprender e modificar seu funcionamento baseado em informações armazenadas e acumuladas ou estímulos ao longo do processo de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe um avanço nos métodos estudados no sentido de obter um método de re-clusterização adaptando a quantidade de clusters e selecionando séries de dados hidrológicos com base na validação dos clusters por testes de homogeneidade e de discrepância. Para o estudo de caso serão utilizados os dados de séries históricas de 108 estações fluviométricas do estado do Rio Grande do Sul do qual serão obtidos os atributos descritos por trabalhos do grupo de pesquisa que consistem em medidas de sazonalidade, tais como: Seasonality Ratio (SR), Seasonality Index (SI) e a Seasonality Histogram (SH). Além destes atributos poderão ser observados outros atributos para avaliação da relevância na clusterização de regiões hidrologicamente homogêneas. Para a validação de homogeneidade dos clusters será utilizado o teste estatístico que determina o grau de homogeneidade de um grupo formado por séries hidrológicas a partir de suas características históricas de chuva e vazão.

por Gerson Cavalheiro, 8 dias atrás
Os seguintes candidatos estão homologados a concorrer no presente Edital de Seleção de Bolsistas de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2017 deste Programa (nomes em ordem alfabética):
  • Lande Vieira da Silva Júnior
  • Tiago Thompsen Primo
  • Walter Enrique Calienes Bartra
A banca para seleção é composta pelos seguintes docentes do PPGC/UFPel:
  • Ana Marilza Pernas
  • Marcelo S. Porto
  • Ricardo Araújo
O resultado será divulgado 16/agosto, quarta-feira.
por Gerson Cavalheiro, 10 dias atrás

Título: AAE-DeMo: Uma Proposta de Arquitetura Baseada em Algoritmos Evolutivos para Descoberta de Motifs em Expressões Genéticas

Autor: AUGUSTO GARCIA SCHMIDT

Orientação:

  • Marilton Sanchotene de Aguiar, Orientador (PPGC-UFPel)

Banca Examinadora:

  • Paulo R. Ferreira Jr. (PPGC-UFPel)
  • Ricardo Matsumura Araujo (PPGC-UFPel)
  • Luciano da Silva Pinto (Universidade Federal de Pelotas)

Data: 18 de Agosto de 2017

Hora: 08:00

Local: Sala 308

Resumo:
Motifs não são entidades aleatórias encontradas nas cadeias de DNA. O Motif também pode ser definido como um fenômeno não único. Já os Motifs, além de ter padrões recorrentes na sequência analisada, também possuem uma função biológica. Os algoritmos evolutivos são amplamente utilizados para encontrar soluções para otimização e padrões de pesquisa na área de ciência da computação. Encontrar motivos em sequências de genes é um dos problemas mais importantes na bioinformática e pertence à classe NP-Completo. Portanto, é plausível investigar a hibridação de ferramentas consolidadas, mas limitado em seu desempenho, em combinação com técnicas de algoritmos evolutivos. Este trabalho tem a premissa de mostrar uma pesquisa das principais técnicas e conceitos de algoritmos evolutivos utilizados na descoberta de padrões (motifs) na expressão gênica e também um estudo aprofundado dos principais algoritmos de bioinformática que são usados para esta função em recentes anos por pesquisadores. Entende-se que tais técnicas em combinação, podem obter resultados interessantes para pesquisa em bioinformática. Assim, propondo uma arquitetura otimizada para motivos em expressões genéticas de regiões promotoras da bactéria. Usando tantos algoritmos evolutivos, como algoritmos de bioinformática e técnicas de refinação de seus principais dados fornecidos pelos algoritmos utilizados. Assim, formando uma arquitetura com melhor desempenho devido à hibridização de ferramentas consolidadas para buscar padrões em expressões genéticas.

por Computação UFPel, 53 dias atrás

Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel está recebendo candidaturas a uma posição de pós-doutorado, vinculado ao Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES. A bolsa é de R$4.100,00 e tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação.

Interessados devem ler atentamente o edital específico do PPGC e o regulamento do PNPD/CAPES para conhecerem os requisitos, prazos e forma de inscrição. O período de inscrições vai de 26 de junho de 2017 até 07 de agosto de 2017.


The Graduation Program in Computer Science from UFPel is receiving applications for a postgraduate position with an associated scholarship from PNPD/CAPES. The scholarship stipend is of R$4.100,00, paid monthly for 12 months, with the possibility of extension.

Candidates must read the call for applications and the rules from PNPD/CAPES to understand the requirements and dates. Applications will be open starting June 26th 2017 and ending in August 7th 2017.

outras notícias recentes
por Computação UFPel em 30/05/2017
por Computação UFPel em 29/05/2017
por Julio Carlos Balzano de Mattos em 02/05/2017
por Computação UFPel em 25/04/2017
por Computação UFPel em 24/04/2017
por Computação UFPel em 21/04/2017
por Computação UFPel em 10/04/2017
por Computação UFPel em 03/04/2017
por Computação UFPel em 31/03/2017
por Computação UFPel em 27/03/2017
por Computação UFPel em
por Computação UFPel em 13/03/2017
Não há eventos no momento.
CDTec UFPel
Find us on Google+