portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Seminário de Andamento: Mônica Marques da Cunha
por Gerson Cavalheiro, 64 dias atrás

Título: Uma Proposta para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional Integrado ao Ensino de Matemática

Autor: Mônica Marques da Cunha

Orientação:

  • Simone Costa, Orientadora (PPGC-UFPel)

Banca Examinadora:

  • Marilton Sanchotene de Aguiar (PPGC-UFPel)
  • Renata Hax Sander Reiser (PPGC-UFPel)

Data: 29 de Agosto de 2017

Hora: 13:30

Local: 413

Resumo:
A introdução dos fundamentos da Computação na Educação Básica tem sido foco de atenção e discussão nos últimos anos, como consequência natural da globalização e dos avanços tecnológicos. Particularmente, Jeanette Wing sugere que a competência de raciocinar computacionalmente é uma das habilidades intelectuais básicas de um ser humano, comparada à ler, escrever, falar e fazer operações aritméticas. O Pensamento Computacional (PC) se popularizou como um método de resolução de problemas que “envolve a resolução de problemas, o projeto de sistemas, e a compreensão do comportamento humano, recorrendo aos conceitos fundamentais da Ciência da Computação”. Concomitantemente, já se discute a relação de apoio bidirecional entre o Pensamento Computacional e o Pensamento Matemático, no sentido que diversas das habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes áreas se interseccionam ou mesmo se complementam. Nos últimos anos, diversos trabalhos propuseram a sua integração, predominantemente, por meio da introdução conceitos da Computação na disciplina de Matemática. Por outro lado, observa-se que estas inúmeras propostas independentes, que objetivam a integração do PC e da Matemática, se beneficiariam com a existência de modelos que fundamentem a correlação entre as áreas e que guiem a proposição e criação de atividades. Este é o objetivo deste trabalho: definir um modelo conceitual para a proposição de atividades matemáticas para as séries iniciais que promova conjuntamente o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Como resultado, espera-se ter um modelo teórico que sirva como guia para a definição de cursos e proposições de atividades que integrem o conteúdo de Matemática das séries iniciais com a promoção de habilidades do PC. Além disso, será detalhado um conjunto de atividades baseadas no modelo proposto e realizado um estudo de caso com uma turma de série inicial do Ensino Fundamental.

CDTec UFPel
Find us on Google+