Sobre a Maratona de Programação

Este é um post dos alunos que compuseram o time melhor classificado da UFPel na Maratona de Programação (43o de mais de 500 times no Brasil).

Participar da maratona de programação é uma experiência indispensável para qualquer cientista da computação. Através dos longos e divertidos treinos, desenvolvemos melhor diversos conceitos sobre algoritmos. Passamos a usar estruturas de dados antes só vistas em teoria, implementamos algoritmos para grafos e de programação dinâmica. Além disso, aprendemos a trabalhar melhor como um time e a lidar com curtos deadlines.

A disciplina de treinamento para a maratona ministrada pelo professor Ricardo foi bastante importante para o aproveitamento que tivemos. Os treinos simulavam ao máximo o ambiente real da competição. Graças a esse impulso inicial, a UFPel conseguiu formar bastantes times, o que gerou uma competição entre os colegas, estimulando um bom rendimento nos treinos. Além disso, estávamos em peso no dia da maratona, o que nos fez sentir em casa. Apesar dos treinos simulados, a experiência real foi um pouco diferente, pois nessa situação a competição tem validade, e um erro pode custar o título.

Outro aspecto importante é o engajamento entre os membros do time. Não adianta juntar 3 top coders se eles não se entendem. Tivemos sorte com nosso time, pois (quase) sempre conseguimos nos comunicar para resolver os problemas, mas o momento que mais conseguimos trabalhar em equipe foi exatamente durante a maratona.

Time Bitstream (Mateus Grellert, Gustavo Sanchez e Vinicius Possani)