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Banca do PCC: Moisés Dorneles da Silveira
por Marilton Sanchotene de Aguiar, 5 anos, 324 dias atrás

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Apresentações do Projeto de Conclusão de Curso (2011/2)

Exploração de Técnicas de Realidade Aumentada na Interatividade de Jogos Educacionais
por
Moisés Dorneles da Silveira

Banca:
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador)
Prof. Felipe de Souza Marques
Prof. Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro
Prof. Ricardo Matsumura de Araújo

Data: 02 de dezembro de 2011

Hora: 14:00h

Local: a definir

Resumo do Trabalho:

Os jogos sempre foram de grande interesse das pessoas, tanto pela diversão que proporcionam, quanto pelo auxílio no desenvolvimento intelectual. Apesar disso e da criatividade dos seus inventores, sempre houve limitações por restrições de material, custo e principalmente pelas leis físicas, envolvendo a gravidade, o atrito, a inércia, o choque de corpos, etc. Essas restrições forçaram o desenvolvimento da maioria dos jogos sobre a mesa, dando-lhes características planares. Com o advento da tecnologia surgiram os jogos de videogame e computador, os quais eliminavam tais leis impostas pela física. Mesmo com esta melhora, os jogos perderam interatividade com o usuário, pois o mesmo só os controlaria usando algum tipo de joystick ou dispositivo avançado. Com a aplicação da realidade aumentada em jogos é possível trazer novamente o jogo para o espaço do usuário e, ainda mais, levar o usuário para o espaço do jogo, misturando o ambiente real com o virtual e implicando, assim, no aumento da interatividade dos jogos. Como o uso de realidade aumentada nos jogos ainda não está consolidado, é possível fazer alguns questionamentos do tipo: A realidade aumentada melhorou realmente a interatividade entre o usuário e o jogo? O quanto melhorou? Foram impostas novas restrições? É viável fazer jogos complexos com realidade aumentada? Este trabalho visa implementar e comparar um jogo nas suas versões sem e com realidade aumentada visando responder estes e outros questionamentos.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2011_2

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