Egresso do BCC e do GACI Conclui o Doutorado

No último dia 15, o egresso do BCC e do GACI Marcelo Schiavon Porto defendeu sua tese de doutorado na UFRGS, tendo sido aprovado com conceito A por unanimidade.

O Marcelo fez toda sua trajetória acadêmica junto ao Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados, tendo assumido uma bolsa de iniciação científica já no seu segundo ano de curso e permanecendo com a bolsa durante três anos, até sua formatura. No GACI foi orientado pelo prof. Luciano Agostini nas atividades de pesquisa que culminaram no seu TCC na área de codificação de vídeo, mais especificamente sobre estimação de movimento. Depois ingressou no mestrado na UFRGS, sob orientação do prof. Altamiro Susin, dando continuidade a sua pesquisa sobre estimação de movimento. Neste período, o prof. Luciano Agostini estava cursando seu doutorado na UFRGS e foi um co-orientador informal do trabalho de mestrado. Ao ingressar no doutorado da UFRGS, agora sob orientação do prof. Sergio Bampi, foi formalizada a co-orientação do prof. Luciano Agostini e o trabalho seguiu na mesma linha de investigação, ou seja: estimação de movimento na codificação de vídeos digitais.

Como é possível perceber, este trabalho é um exemplo bem sucedido de alinhamento das atividades de pesquisa desde a graduação até o doutorado. Quando este alinhamento é possível, a produtividade é ampliada e as dificuldades são reduzidas.

A partir de 2009 o Marcelo ingressou como professor na UFPel na área de Design e, deste ponto em diante, conseguiu conciliar as atividades docentes na UFPel com o doutorado na UFRGS. Neste período o Marcelo voltou a atuar mais ativamente no GACI, orientando bolsistas de iniciação científica e ajudando nas atividades administrativas do laboratório.

Outro ponto importante a ser destacado é que este é o primeiro doutorado concluído por egressos do GACI/UFPel, além de ser a primeira co-orientação de doutorado concluída pelo prof. Luciano Agostini.

A trajetória acadêmica do Marcelo pode ser visualizada através do seu currículo Lattes, no seguinte endereço: http://lattes.cnpq.br/5741927083446578.