Perda de um Amigo Egresso da Computação da UFPel

No dia 20 de fevereiro, segunda-feira, faleceu em um trágico acidente nas proximidades de Lima, no Peru, Roberto Vargas Pacheco, egresso do antigo Bacharelado em Informática da UFPel, hoje Bacharelado em Ciência da Computação.

O Roberto tinha curso Técnico em Eletrônica pela ETFPel, era Bacharel em Informática pela UFPel e Mestre em Ciência da Computação pelo Grupo de Microeletrônica da UFRGS. Atuou na Motorola (hoje Freescale), no CEITEC e atualmente era Gerente da Santa Maria Design House (SMDH) em Santa Maria-RS. Ele era um entusiasta da área de microeletrônica e com sua energia, alegria e dedicação estava contribuindo para a consolidação da área no Brasil. Infelizmente, partiu muito cedo, deixando uma lacuna difícil de preencher.

O Roberto foi meu colega desde o curso técnico até o mestrado. Mais que meu colega, foi meu amigo e compartilhamos muitos momentos juntos. Se profissionalmente ele era de grande competência, pessoalmente ele era muito querido por seus amigos e familiares. Sempre expansivo, brincalhão, carinhoso e espontâneo, cativava a todos ao seu redor.

O Roberto e a namorada estavam voltando de um passeio para conhecer a região de Lima quando o ônibus em que estavam se chocou contra uma caçamba que estava parada. Ele estava feliz, junto de quem amava e fazendo o que mais gostava: aproveitando a vida. Nos deixou de forma brusca e precipitada, mas a dor do momento não irá apagar a imagem de alegria que sempre acompanhava o Roberto.

Perdemos um grande profissional e um grande ser humano. É um momento de luto para a nossa área na UFPel.

Luciano Volcan Agostini