Computação/UFPEL esteve presente no WESAAC 2012
por Marilton Sanchotene de Aguiar, 5 anos, 186 dias atrás

Professores e alunos da Computação da UFPEL participaram nos dias 2, 3 e 4 de maio do WESAAC 2012 (Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações), realizado em Florianópolis/SC, junto a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Evento foi organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PGEAS) e Ciência da Computação (PPGCC) da UFSC e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os professores Marilton S. de Aguiar e Paulo R. Ferreira Júnior, acompanhados dos alunos Inessa D. Luerce e Marlon S. Dias, participaram de apresentações de trabalhos, palestras nacionais e internacionais e oficinas. O prof. Paulo Ferreira ministrou  a oficina RoboCup Rescue Agent Simulation League, onde apresentou a arquitetura da plataforma de simulação na competição RoboCup Rescue, bem como a hierarquia de classes que compõem sua arquitetura.

Os aluno Marlon e Inessa participaram de oficinas que tratavam de assuntos tais como Programação Orientada a Agentes (com o Prof. João Leite da Univ. Nova de Lisboa), Aplicações de Simulação Baseada em Agentes (com a Profa. Ana Bazzan da UFRGS) e de Programação Multiagente (com o Prof. Rafael Bordini da PUCRS).

O professor Marilton Aguiar apresentou trabalhos em co-autoria com pesquisadores da FURG, incluindo dois trabalhos de alunos do Mestrado em Modelagem Computacional, programa onde participa como Professor Colaborador. Cabe ressaltar, que alunos da UFPEL e da FURG se deslocaram em caravana para participar do WESAAC, com despesas de deslocamento pagas por recursos de projeto do Prof. Antônio Carlos da Rocha Costa (FURG).