Professor da Computação do CDTec Participa de Evento da Austrália

O prof. Luciano Volcan Agostini da área de Computação do CDTec está em Melbourne, na Austrália, participando do ICME 2012 – IEEE International Conference on Multimedia & Expo (http://www.icme2012.org). No evento, o professor estará apresentando dois trabalhos desenvolvidos no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel, ambos relacionados a área de codificação de vídeos digitais. Os artigos apresentados e seus respectivos autores são:

1) Motion Vectors Merging: Low Complexity Prediction Unit Decision Heuristic for the Inter‐Prediction of HEVC Encoders
Felipe Sampaio, Sergio Bampi, Mateus Grellert, Julio Mattos, Luciano Agostini

2) Spread and Iterative Search: A High Quality Motion Estimation Algorithm for High Definition Videos and Its VLSI Design
Gustavo Sanchez, Felipe Sampaio, Marcelo Porto, Sergio Bampi, Luciano Agostini

Segundo o prof. Luciano: “A participação em eventos deste porte é importante para divulgar os trabalhos de qualidade desenvolvidos nesta área na UFPel e, deste modo, divulgar a própria instituição. Além disso, ter a oportunidade de ter dois artigos publicados em evento com tamanha repercussão internacional é também importante para qualificar o nosso Programa de Pós-Graduação em Computação. Realmente me sinto orgulhoso em saber que dois dos quatro artigos brasileiros publicados no evento são da UFPel.”

O ICME é um evento tradicional na área de computação e é considerado o principal evento mundial na área de multimídia. Em função de sua relevância, o ICME é avaliado como Qualis A1 pelo comitê da área de computação na CAPES. Neste ano o evento contou com 609 trabalhos submetidos, sendo que apenas 184 foram selecionados para publicação. O Brasil contou com apenas quatro artigos no evento, e dois deles são da UFPel.

Além do apoio da UFPel, que aprovou o afastamento do professor, ele também está recebendo apoio da CAPES através do pagamento da passagem e de diárias.

A edição 2012 do ICME ocorre entre os dias 9 e 13 de julho.