Integrantes do GACI participam do Chip in Brasília

Alunos e professores da área de computação da UFPel participaram, entre 30 de agosto e 2 de setembro, do Chip in Brasília, evento da área de microeletrônica que reúne os principais eventos da área do Brasil, incluindo o 25th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design (SBCCI), o 27th Symposium on Microelectronics Technology and Devices (SBMicro), o 2nd Workshop on Circuits and Systems Design (WCAS) e o 12nd Microelectronics Student Forum (SForum).

Estão participando do evento os professores Júlio Carlos Mattos, Luciano Agostini, Leomar Rosa Jr. e Felipe Marques, dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação (Ricado Jeske e Fabiane Rediess) e quatro alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da computação ( Júlio Saraçol, Pargles Dall’Oglio, Ruhan Conceição e Vinícius Possani). Os alunos e professores da UFPel fazem parte do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI).

O professor Júlio Mattos faz parte da organização dos eventos, na função de Program Chair do SForum. Além disso, os professores do GACI estão ocupando posições de destaque na comunidade da área no Brasil e, no evento, participaram de diversas reuniões relativas a estas funções. A UFPel está representada no Conselho da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), no Conselho da Comissão Especial de Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados (CECCI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de ocupar posições nosSteerings Committees do SBCCI/WCAS e do SForum.

Nos eventos, alunos apresentaram dois artigos no SBCCI e quatro artigos no SForum.

Segundo o professor Júlio, “é muito importante a UFPel participar dos eventos da área de Microeletrônica no Brasil e no exterior. Hoje estamos ocupando uma posição de destaque nesta área por conta da qualidade dos trabalhos que desenvolvemos, mas também por conta do compromisso e dedicação que temos para com o crescimento da área no Brasil”.

O professor Luciano ressaltou que a participação qualificada da UFPel nos eventos nos últimos anos, entre outras conquistas, estimulou a indicação da nossa instituição para a organização dos eventos no ano de 2015. Em função da atual falta de estrutura da cidade para receber eventos de grande porte com participação internacional, o convite, por hora, foi descartado pelos professores da área.