Professor do GACI-UFPel participa de importante evento nos EUA

O professor Luciano Agostini, da área de Computação do CDTec e líder do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel participou, na última semana, do ICIP 2012 – IEEE International Conference on Image Processing, realizado em Orlando – EUA. Este é o mais importante evento científico do mundo na área de processamento de imagens e contou com mais de mil participantes. Foram 786 artigos apresentados e publicados no evento, que teve uma taxa de aceitação de 38,6% dos artigos submetidos. Em função de sua relevância, o ICIP é classificado como Qualis A1 na área de Computação.

No evento, foram apresentados três artigos com coautoria do professor Luciano Agostini, relatando resultados de alguns de seus trabalhos de pesquisa. Um dos artigos apresentou o trabalho desenvolvido pelo mestrando Henrique Vianna, do Mestrado em Ciência da Computação da UFPel. Os outros dois artigos relataram trabalhos desenvolvidos em parceria com outras instituições, um com o trabalho do doutorando Guilherme Corrêa, da Universidade de Coimbra, e outro com o trabalho do mestrando Daniel Palomino, da UFRGS. Com isso, o GACI-UFPel foi o grupo brasileiro com o maior número de artigos publicados no evento, superando a própria UFRGS, a UNB, o IME e a UFRJ, também presentes no evento. Segundo o professor Luciano “essa é a primeira vez que conquistamos este destaque no evento, sobretudo por conta da qualidade dos alunos envolvidos e das profícuas relações de cooperação estabelecidas com a UFRGS e com a Universidade de Coimbra”.

A programação do evento contou com tutoriais e palestras de alguns dos pesquisadores mais renomados na área, além da apresentação dos artigos aceitos para publicação. Segundo o professor, foi importante a participação no evento tanto para acompanhar a programação de grande relevância, quanto para poder estabelecer contatos com pesquisadores de várias partes do mundo: “um dos artigos que publicamos despertou interesse da Sansung, outro artigo teve interesse de uma pequena empresa do Vale do Silício, além disso, foram inúmeros os contatos com pesquisadores de diferentes instituições com interesse nos trabalhos que desenvolvemos”. Por fim o professor destaca que sua participação no evento foi custeada em parte por recursos de projetos de pesquisa (inscrição e diárias) e, em parte, com recursos próprios (passagem).