Banca do PCC: Vítor Alano de Ataídes

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Apresentações do Projeto de Conclusão de Curso (2012/2)

Desenvolvimento de benchmarks de código aberto e análise do consumo de energia em dispositivos iOS
Vítor Alano de Ataídes

Prof. Mauricio Lima Pilla (orientador)
Prof. André Rauber Du Bois
Prof. Adenauer Corrêa Yamin

Data: 12 de Março de 2013

Local: A definir

Resumo do Trabalho:

Atualmente existem muitos equipamentos portáteis que dependem de fontes de energia desconectadas da rede elétrica. Os dipositivos da Apple (iPhone, iPad e iPod) representam boa parte do mercado atual e, devido suas várias funcionalidades, costumam ter um consumo significativo de energia, considerando que são dispositivos dependentes de baterias.  A Apple disponibiliza várias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de aplicativos para esses dispositivos que utilizam o sistema operacional iOS. Além dessas ferramentas, também é disponibilizado um simulador iOS e uma ferramenta de profilling. Nesse trabalho foi feita uma análise do consumo de energia e desempenho de dispositivos que utilizam o sistema operacional iOS. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo, em código aberto, chamado de ImOpenBench que consiste em um conjunto de benchmarks implementados em Objective-C. Na análise do benchmark da compressão JPEG, foi observado que quanto maior a qualidade da compressão escolhida, maior foi o nível de consumo de energia. No benchmark do algoritmo Gauss-Legendre,  quanto maior o número de iterações escolhida, maior foi o nível de consumo de energia. Ambos os resultados eram esperados, visto que maior demanda computacional normalmente implica em maior consumo.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2012_2