Banca do PCC: Dieison Soares Silveira

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Apresentações do Projeto de Conclusão de Curso (2012/2)

Projeto e Implementação de um Compressor de Quadros de Referência para Codificadores de Vídeos Digitais

Dieison Soares Silveira

Prof. Luciano Volcan Agostini (orientador)
Prof. Marcelo Schiavon Porto (co-orientador)
Prof. Bruno Zatt
Daniel Munari Vilchez Palomino
Henrique Avila Vianna

Data: 19 de março de 2013

Local: A definir

Resumo do Trabalho:

Os sistemas de codificação de vídeo atuais vêm exigindo uma largura de banda de memória cada vez maior para codificar um único quadro de vídeo, isto está acontecendo devido ao grande aumento nas resoluções dos vídeos digitais. Muitos módulos dos codificadores de vídeo atuais devem acessar a memória externa para ler ou escrever uma enorme quantidade de dados. Este processo requer uma largura de banda de memória de grande porte, gerando um consumo de energia elevado para realizar estas tarefas, uma vez que os acessos à memória são um dos elementos que exigem mais potência nos sistemas digitais atuais. Portanto, os acessos externos a memória são um dos principais gargalos nos sistemas multimídia atuais que suportam vídeos digitais. Neste sentido, este trabalho apresenta um compressor para quadros de referência adaptativo ao contexto de comprimento variável (RFCAVLC – Reference Frame Context Adaptive Variable Length Coder), que é uma solução para comprimir, sem perdas, os quadros de referência antes de armazená-los na memória externa. A abordagem proposta é baseada em uma adaptação do tradicional algoritmo de Huffman e utiliza oito tabelas estáticas, para evitar o custo da análise estatística em tempo de codificação. A melhor tabela para codificar um bloco é definida utilizando uma avaliação de contexto, o que resulta em uma configuração adaptativa ao contexto. Para chegar até esta solução com oito tabelas, quinze experimentos foram desenvolvidos, sendo esta a configuração que obteve os melhores resultados de compressão. O RFCAVLC atingiu uma taxa de compressão média superior a 31% para as sequências de vídeo avaliadas. As arquiteturas que implementam o codificador e decodificador desta solução foram projetados e sintetizados para um dispositivo FPGA. As arquiteturas do RFCAVLC atingem desempenho para a codificação em tempo real de vídeos com resoluções HD 1080p (1920×1080) a 30 quadros por segundo com uma frequência de 65 MHz. Os resultados de síntese mostram que esta solução pode ser facilmente acoplada a um sistema de codificador de vídeo completo com pequeno acréscimo de hardware, e sem comprometer o desempenho do sistema para aplicações multimídia de alta definição.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2012_2