Banca do PCC: Bruno Hecktheuer

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Apresentações do Projeto de Conclusão de Curso (2012/2)
Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática
Bruno Hecktheuer
Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos (orientador)
Prof. Felipe de Souza Marques (co-orientador)
Prof. Paulo Roberto Ferreira Jr.
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar
Data: 28 de Março de 2013
Local: Laboratório 3
Resumo do Trabalho:
Cada vez mais a tecnologia torna-se indispensável no nosso cotidiano. O uso de computadores, celulares e tablets vem tornando-se cada vez mais comum em diversas áreas. No campo da educação não é diferente. Hoje em dia, podemos encontrar diversas tecnologias para melhorar o aprendizado dos alunos. Atualmente, existem técnicas que aliadas a jogos digitais apresentam-se como ótimas ferramentas, pois são mais estimulantes se comparados aos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. A integração da tecnologia com a educação pode ser um fator motivador, assim este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias aplicadas à educação através de um jogo para tablet voltado para o ensino da matemática. A influência desta nova tecnologia, no caso o jogo digital desenvolvido para tablet, foi avaliado com alunos em sala de aula. O jogo digital foi desenvolvido para o sistema operacional iOS utilizando a linguagem Objective-c. Também foi analisado o desempenho e consumo de energia da aplicação.