Maratona de Programação acontece neste sábado, 14 de setembro

Neste sábado, na UFPel, 18 times compostos por estudantes de Computação e áreas afins se desafiam em conhecimentos de programação na etapa regional da maior competição brasileira de programação de computadores. Trata-se da 18a edição da Maratona de Programação, que ocorre nas dependências da Computação-CDTec no Campus Porto da Universidade.

Cada time é composto por três estudantes e estes devem compartilhar um único computador para solucionar diversos problemas através da criação de programas, no menor tempo e com a menor quantidade de erros possível. Nas 5 horas de prova exige-se dos times profundos conhecimentos em diversas áreas, incluindo algoritmos, estruturas de dados, geometria e lógica.

Este é o terceiro ano que a UFPel sedia o evento, que atrai times da região que concorrem a uma vaga na final nacional em Uberlândia. Neste ano, um novo recorde de participação foi registrado, com dezoito times de quatro instituições – além da UFPel, com times dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, também participam times do IFSul (Tecnologia em Sistema de Informação e Engenharia Elétrica), Fatec-SENAC (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e FURG (Engenharia de Computação).

Mais informações podem ser obtidas com o diretor da sede, prof. Ricardo Matsumura Araujo, ou no website do evento: http://wp.ufpel.edu.br/maratona.