Banca de TCC: Leandro Soares Guedes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2013/2)

Estudo e Aplicação de Métodos de Segmentação de Imagens para o Diagnóstico de Falhas na Fabricação de Equipos
por
Leandro Soares Guedes

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador)
Prof. Alexandre Solon Nery (co-orientador)
Prof. Paulo Roberto Ferreira Jr
Prof. Ricardo Matsumura Araujo
Fabrício Neitzke Ferreira

Data: 06 de Fevereiro de 2014

Hora: 13:30h

Local: Sala 437

Resumo do Trabalho:

O uso de técnicas antigas que não utilizam da tecnologia para a produção, acabam aumentando o custo e tempo de fabricação de produtos. Para resolver estes problemas, em uma indústria que produz produtos em grande escala, por exemplo, pode-se aplicar técnicas computacionais para aumentar a eficiência e qualidade de uma produção.
Uma dessas técnicas é o Processamento Digital de Imagens, onde através de uma câmera e um computador (ou outro dispositivo proposto), consegue-se processar e detectar defeitos na fabricação de produtos que antes eram feitos a olho nu, levando tempo e esforços humanos.
Sendo assim, este trabalho estuda métodos tradicionais de segmentação de imagens e propõe métodos específicos para o diagnóstico de problemas na fabricação de equipos de infusão intravenosa.
Os algoritmos Detector de Bordas Sobel, Detector de Bordas Canny, Detector de Círculos e de Linhas Hough, Histograma, Comparação de Histograma, Convolução e Casamento de Padrões foram estudados e aplicados a fim de solucionar os problemas específicos deste trabalho, que são: detectar se o papel filtrante encontra-se em perfeito estado em um filtro de solução e se o disco de um injetor lateral está corretamente posicionado.
Como resultado, este trabalho detecta o filtro de solução e se o papel filtrante está em perfeito estado, em um dos casos, no outro, se o disco está corretamente posicionado ou qual seu ângulo de inclinação em relação ao eixo.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2013_2