Banca de TCC: Fernando Furtado Leichtweis

Apresentações Finais (2014/1)

Automação Residencial E Supervisão Remota Utilizando A Plataforma Arduino

Fernando Furtado Leichtweis

Prof. Rafael Iankowski Soares (orientador)
Prof. Leomar Soares da Rosa Junior
Prof. Anderson Priebe Ferrugem

Data: 15 de Julho de 2014

Local: Sala 432

Resumo do Trabalho:

A automação residencial vem se destacando no cenário mundial, principalmente devido aos avanços tecnológicos das últimas décadas que permitem a redução de custos de dispositivos antes aplicados exclusivamente na automação industrial e agora viabilizados economicamente. Este mercado crescente também pode ser justificado pelo desejo dos usuários em adquirir sistemas desta natureza que disponibilizem maior segurança, conforto e também uma alternativa para otimizar o consumo de energia elétrica em uma residência. Apesar disso, empresas especializadas ainda cobram um preço elevado pelo projeto e instalação dos equipamentos sendo ainda um produto de difícil acesso a grande parte da população. Os problemas sociais no país gerados principalmente por falta de investimentos em áreas básicas acabam aumentando os índices de criminalidade nas grandes cidades e com isso cresce o número de assaltos e furtos a residências. Desta forma as pessoas têm uma maior necessidade por segurança, tanto patrimonial como da própria vida. Como consequência disto, boa parte da população acaba elevando o orçamento mensal contratando serviços de empresas de vigilância para obter segurança. Outro problema está relacionado ao consumo de energia em ambientes residenciais, onde cada vez mais se utilizam aparelhos elétricos e eletrônicos de maneira não otimizada e, por consequência, acabam elevando o consumo de energia elétrica traduzido em aumento na despesa familiar devido a desperdícios pelo consumo exagerado. A redução no consumo é uma necessidade na atualidade, assim como uma tendência para o futuro de acordo com os diversos programas de sustentabilidade que visam reduzir o desperdício de consumo e o incentivo à produção de energia através de fontes renováveis sem agredir o meio ambiente. Além disso, cada vez mais as pessoas desejam conforto e comodidade, deste modo a automação de residências surge como uma alternativa para atender a estes requisitos. Neste trabalho o principal objetivo é desenvolver um protótipo de sistema de automação residencial visando atender requisitos de segurança, conforto e redução de energia através do emprego de tecnologias de baixo custo e código aberto, de forma que possa ser acessível a uma grande parcela da população. Os resultados obtidos mostram que com pouco investimento é possível obter conforto e segurança com o uso de tecnologias emergentes tais como microcontroladores de baixo custo e uso de sistemas computacionais móveis tais como smartphones e tablets. Além disso, em uma análise hipotética, o sistema mostra-se capaz de gerenciar e restringir o consumo de energia elétrica em uma residência permitindo a redução no orçamento familiar.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2014_1