portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Banca de TCC: Vanderson Oliveira da Silva
por Marilton Sanchotene de Aguiar, 3 anos, 126 dias atrás

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2014/1)

Eronline — Uma ferramenta web para ensino de modelagem conceitual de banco de dados
por
Vanderson Oliveira da Silva

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Profa. Flávia Braga de Azambuja (orientador)
Prof. Anderson Priebe Ferrugem
Prof. Guilherme Tomaschewski Netto

Data: 18 de Julho de 2014

Hora: 16:00h

Local: Pós 2, FAT

Resumo do Trabalho:

A partir da necessidade do armazenamento de grandes volumes de dados, emergem outros aspectos como desempenho de consultas e integridade de dados. A solução mais indicada à satisfação dessa necessidade é o uso de banco de dados, pois, quando bem modelado, este garante a integridade dos dados e a eficiência das consultas. Porém, modelar um banco de dados eficiente não é uma tarefa simples, para isso é necessário conhecer conceitos importantes sobre o assunto e saber aplicá-los de maneira correta. O processo de modelagem é uma tarefa complexa e iterativa, que visa a garantir que o processo seja executado de maneira correta. Diversos autores desenvolveram e vêm desenvolvendo padrões de modelagem de dados. Ciente da importância do tema, cursos da área de Tecnologia de Informação têm oferecido cadeiras específicas ao ensino e aprendizado dos conceitos necessário à modelagem de banco de dados. Os professores dos mesmos frequentemente recorrem a ferramentas de modelagem para auxiliar na fixação dos conceitos, pelos estudantes, de maneira prática. Diante deste contexto, o presente trabalho se propôs a desenvolver uma ferramenta didática para o ensino de modelagem conceitual de banco de dados – que trata dos diversos conceitos abordados no ensino dos conhecimentos envolvidos nessa prática. A análise dos resultados, relativos ao uso dessa ferramenta, sugere que a mesma pode melhorar as práticas didáticas voltadas ao ensino da modelagem de dados em cursos de tecnologia.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2014_1

CDTec UFPel
Find us on Google+