Banca de TCC: Vanderson Oliveira da Silva

Apresentações Finais (2014/1)

Eronline — Uma ferramenta web para ensino de modelagem conceitual de banco de dados
Vanderson Oliveira da Silva

Profa. Flávia Braga de Azambuja (orientador)
Prof. Anderson Priebe Ferrugem
Prof. Guilherme Tomaschewski Netto

Data: 18 de Julho de 2014

Local: Pós 2, FAT

Resumo do Trabalho:

A partir da necessidade do armazenamento de grandes volumes de dados, emergem outros aspectos como desempenho de consultas e integridade de dados. A solução mais indicada à satisfação dessa necessidade é o uso de banco de dados, pois, quando bem modelado, este garante a integridade dos dados e a eficiência das consultas. Porém, modelar um banco de dados eficiente não é uma tarefa simples, para isso é necessário conhecer conceitos importantes sobre o assunto e saber aplicá-los de maneira correta. O processo de modelagem é uma tarefa complexa e iterativa, que visa a garantir que o processo seja executado de maneira correta. Diversos autores desenvolveram e vêm desenvolvendo padrões de modelagem de dados. Ciente da importância do tema, cursos da área de Tecnologia de Informação têm oferecido cadeiras específicas ao ensino e aprendizado dos conceitos necessário à modelagem de banco de dados. Os professores dos mesmos frequentemente recorrem a ferramentas de modelagem para auxiliar na fixação dos conceitos, pelos estudantes, de maneira prática. Diante deste contexto, o presente trabalho se propôs a desenvolver uma ferramenta didática para o ensino de modelagem conceitual de banco de dados – que trata dos diversos conceitos abordados no ensino dos conhecimentos envolvidos nessa prática. A análise dos resultados, relativos ao uso dessa ferramenta, sugere que a mesma pode melhorar as práticas didáticas voltadas ao ensino da modelagem de dados em cursos de tecnologia.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/nopcc/doku.php?id=bancas:2014_1