Banca de TCC: Lucas Vaz Pires

Apresentações Finais (2014/1)

Mapeamento e Integração de Dados de Contexto com Base em Ontologias
Lucas Vaz Pires

Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann (orientador)
Prof. Adenauer Corrêa Yamin (co-orientador)
Profa. Renata Hax Sander Reiser
Prof. João Ladislau Barbará Lopes

Data: 21 de Julho de 2014

Local: Pós 1, FAT

Resumo do Trabalho:
O projeto “SCALE (Smart Context-Aware Social Environment) – Ambientes Sociais Inteligentes Sensíveis ao Contexto” aborda o desenvolvimento de aplicações da Computação Ubiqua (UbiComp) com foco centrado no usuário. Nesta visão, aplicações da UbiComp consistem de aplicações nas quais o sistema permanece funcional e oferece serviços aos usuários em qualquer lugar, o tempo todo, de forma transparente. Tendo em vista as aplicações tratadas no âmbito do projeto SCALE, este Trabalho de Conclusão de Curso propõem o estudo dos ambientes de aprendizagem personalizada, com apoio do paradigma de Acesso a Dados com Base em Ontologias (OBDA). Este paradigma trata da resolução de problemas ligados à integração de dados, principalmente o acesso a fontes de dados em estruturas complexas. No trabalho desenvolvido, técnicas de OBDA são exploradas de forma a permitir o acesso e mapeamento dos dados contextuais existentes nos repositórios de dados (em diferentes formas de representação e armazenamento) de ambientes educacionais e sua integração a um modelo semântico interno ao servidor de contexto, responsável pela gerência da consciência de contexto. Como forma de procedimento, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, para o qual foi escolhido o ambiente de ensino-aprendizagem adaptativo na Web AdaptWeb®. No estudo, técnicas de OBDA são aplicadas para mapeamento e integração dos dados de contexto do ambiente educacional ao servidor de contexto desenvolvido no Laboratory of Ubiquitous and Parallel Systems (LUPS).

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2014_1