Banca de TCC: Felipe Borges

Apresentações Finais (2014/2)

Proposta De Uma Ferramenta De Gerência De Informação Pessoal Para O Desktop Semântico
Felipe Borges

Prof. Anderson Priebe Ferrugem (orientador)
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann
Profa. Flávia Braga de Azambuja

Data: 12 de Dezembro de 2014

Local: Lab 1

Resumo do Trabalho: O conceito de desktop semântico representa uma coleção de ideias que objetivam redefinir a experiência de computação pessoal tradicional de maneira que os dados sejam compartilhados entre as aplicações do usuário, que as interações humano-computador em ambientes de computação pessoal sejam mais compatíveis com a realidade mecânica e que a informação seja mais relevante para a colaboração entre indivíduos. A partir da definição de uma hierarquia de ontologias e de uma arquitetura de gerência de informação, o projeto NEPOMUK definiu um conjunto de diretrizes e requisitos que uma ferramenta de gerência de informação pessoal deveria atender para proporcionar um ambiente de computação pessoal semântico. Com o objetivo de prover uma alternativa ao paradigma tradicional de gerência de informações e suprir deficiências de implementação das soluções já existentes, propomos neste trabalho uma especificação de uma ferramenta de gerência de informação pessoal para o desktop semântico baseada no projeto NEPOMUK utilizando de gerenciadores de banco de dados não-relacional. Neste trabalho, especificamos o projeto de cada um dos componentes presentes na arquitetura proposta e comparamos a conformidade com os requisitos entre as soluções existentes.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2014_2