Banca de TCC: Luísa Dal Molin

Apresentações Finais (2014/2)

Uma Proposta De Agregação De Dados Para Computação Em Grade Direcionada A Green Computing
Luísa Dal Molin

Prof. Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro (orientador)
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann
Prof. Adenauer Corrêa Yamin

Data: 15 de Dezembro de 2014

Local: Sala 436

Resumo do Trabalho: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a agregação de dados em um ambiente de computação largamente distribuída aplicada ao problema de escalonamento de tarefas. A agregação de dados tem por objetivo sumarizar um conjunto dados em uma representação mais concisa, mantendo qualidade nas informações agregadas. Neste contexto foi dando ênfase do uso da mesma como recurso importante à sustentabilidade em sistemas em grades computacionais. O aspecto tratado está relacionado à quantidade de dados envolvida nas comunicações nestes sistemas distribuídos. Em específico informações referentes ao uso dos recursos pertencentes às grades computacionais, informações estas que geram grande volume de tráfego, na tentativa de diminuir esse volume são usados de modelos existentes de agregação de dados, estes descritos, junto a seus requisitos e suas características. São efetuados experimentos de simulação de escalonamento de tarefas na grade, usando informações agregadas sobre o estado atual de seus recursos, simulações estas as que visam prover uma maneira de avaliar a eficiência das informações sumarizadas (agregadas) sobre os recursos da grade. O objetivo dos experimentos é verificar se esta sumarização incorra em uma perda severa na eficiência das escolhas tomadas pelo escalonador de recursos, no momento em que este escalona recursos para a execução das tarefas submetidas à grade. Como foi verificado, a agregação de dados se apresenta como uma técnica flexível à adaptabilidade a qual é requisito importante para middlewares, a fim de ajudar nas mediações por eles feitas entre infraestrutura física (hardware) e a infraestrutura lógica (software).

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2014_2