Banca de TCC: Lucas Barros Bonine

Apresentações Finais (2014/2)

O Processo De Desenvolvimento De Uma Plataforma On-line Para Gerenciamento De Pesquisas E Descoberta De Conhecimento
Lucas Barros Bonine

Prof. Anderson Priebe Ferrugem (orientador)
Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias (co-orientador)
Profa. Flávia Braga de Azambuja
Prof. Guilherme Tomaschewski Netto

Data: 12 de Dezembro de 2014

Local: Lab 1

Resumo do Trabalho: A busca das empresas por informações no ambiente em que se situa tem se mostrado cada vez mais importante para a tomada de decisões gerenciais, já que é essencial para a mesma assegurar sua posição no mercado através da identificação de ameaças e oportunidades. Dentre os vários instrumentos de coleta de dados do ambiente em que a empresa situa-se, se destaca a pesquisa quantitativa fechada, que pode fornecer medidas numéricas sobre os diversos aspectos importantes para tomada de ações bem direcionadas e que levem ao menor risco possível. Além do mais o estudo correto sobre o ambiente pode melhorar a qualidade dos serviços prestados e por consequência aumentar a competitividade da empresa em meio aos seus concorrentes. Neste contexto, diante do alto volume de dados gerados pela aplicação de pesquisas fechadas quantitativas, torna-se inviável a análise tradicional e extensiva das correlações existentes entre as informações fornecidas pelos participantes, carecendo de análise automatizada através de técnicas computacionais de descoberta de conhecimento em banco de dados. Desta forma, foi desenvolvida uma plataforma online capaz de gerenciar e analisar pesquisas quantitativas fechadas. A plataforma contempla as atividades de cadastro da pesquisa, coleta de respostas e análise dos dados gerados pela aplicação dos questionários afim de conduzir o gestor da pesquisa a um processo de descoberta de conhecimento através da exposição das análises de forma clara e inteligível. O modelo proposto foi validado através do uso da plataforma pelo grupo de extensão acadêmica Arranjos Produtivos Locais Alimentos Sul que desenvolve suas atividades na universidade desde 2013 e utilizou o instrumento de pesquisa fechada quantitativa para identificação dos fatores de competitividade das empresas agroindustriais e de agricultura familiar da região sul do estado do RS. Os resultados se mostraram positivos, já que foi possível identificar correlações anteriormente não observáveis através da metodologia tradicional de análise. Este trabalho se propõe a descrever as etapas de desenvolvimento da plataforma, contribuindo com a comunidade acadêmica na busca do melhoramento de análise de pesquisas quantitativas fechadas.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2014_2