Banca de TCC: Gustavo De Souza Meireles

Apresentações Finais (2014/2)

Currículo Lattes: Uma Abordagem De Busca Explorando A Recuperação De Informação
Gustavo De Souza Meireles

Prof. Ricardo Matsumura De Araujo (orientador)
Prof. Mario Duarte Canever
Profa. Daniela Francisco Brauner

Data: 15 de Dezembro de 2014

Local: Sala 210B

Resumo do Trabalho: Atualmente existe uma ampla utilização de serviços e sistemas baseados na área de Recuperação de Informação (RI), os quais estão cada vez mais difundidos com milhões de pessoas dependendo deles para suas tarefas diárias, facilitando negócios, educação e entretenimento. Motores de busca Web — Google, Bing, entre outros —- são de longe os mais populares e mais usados serviços de RI, fornecendo acesso a informações atualizadas, localizando pessoas e organizações, resumindo notícias e eventos, e simplificando a comparação de produtos e serviços na hora da compra. Visto isso, este trabalho pretende explorar a área de RI através da busca e recuperação de currículos da Plataforma Lattes (PL), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que atualmente já conta com mais de 3 milhões de currículos cadastrados. Sabendo que esse número só tende a crescer, bem como as informações contidas nesses documentos, surge com isso a necessidade de uma ferramenta de busca que seja capaz de recuperar esses currículos de forma eficaz (retornando currículos relevantes) e eficiente (fazendo isso de maneira rápida). Será através do Sistema de Recuperação de Informação (SRI) AcademicS, aqui proposto, que esta abordagem será verificada, avaliando como a teoria da RI pode ser aplicada à PL e os benefícios que ela pode oferecer, apresentando como resultado final uma solução para pesquisa de currículos baseada nos conceitos de RI. Além disso, visando aprimorar a interação do usuário, é criada uma interface gráfica que tem como objetivo tornar mais intuitiva e fluída a tarefa de busca, auxiliando no processo de recuperação dos currículos. Ao final do trabalho ainda são expostos os resultados das avaliações realizadas, que demonstraram que o AcademicS ao ser comparado com a ferramenta oficial de busca da PL, apresentou uma considerável melhora no percentual de resultados relevantes retornados. Como base teórica, são revisados alguns dos principais conceitos envolvidos na área de RI, além também dos componentes básicos — Coleta, Transformação de Texto, Indexação, Ranqueamento e Consulta — presentes na maioria dos SRIs.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2014_2