Banca de TCC: Samuel Ribeiro Sant’Anna

Apresentações Finais (2014/2)

fGrid: Um Módulo Para Tomada De Decisões Em Regime De Incerteza Direcionado Ao Escalonamento De Tarefas Em Grades Computacionais
Samuel Ribeiro Sant’Anna

Profa. Renata Hax Sander Reiser (orientador)
Prof. Adenauer Correa Yamin (co-orientador)
Prof. Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro
Prof. André Rauber Du Bois

Data: 15 de Dezembro de 2014

Local: Lab 3.

Resumo do Trabalho: No atendimento dos problemas computacionais que exigem elevado poder de processamento, surgiram as grades computacionais, permitindo que organizações compartilhassem recursos e construíssem organizações virtuais a partir de seus clusters e/ou supercomputadores, interligando os mesmos por meio de estruturas de redes. Dentre os diversos desafios de estudo e pesquisa da Computação em Grade temos a necessidade de tornar o sistema robusto às incertezas das diferentes medidas extraídas da mesma. Particularmente, a apropriação de informações relevantes ao escalonamento de tarefas a partir de um conjunto de fontes heterogêneas e de comportamento dinâmico, tem sido foco de um significativo número de estudos e pesquisas. Considerando este cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central a proposição de um módulo a ser utilizado no escalonamento de tarefas na Computação em Grade, com suporte a tomada de decisões em regime de incerteza. O módulo proposto emprega Lógica Fuzzy no tratamento das incertezas, e denomina-se fGrid. Para tanto, este Trabalho de Conclusão de Curso considerou uma sistematização dos principais conceitos envolvidos no desenvolvimento do módulo proposto, uma descrição de sua implementação, bem como a realização de teste para avaliar as funcionalidades do fGrid, envolvendo a estrutura de Grade Computacional das instituições de pesquisa do RS, denominada GridRS.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2014_2