Defesa de Dissertação de Mestrado: Julio Saraçol Domingues Junior

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – PPGC

Título: Avaliação de Métodos Iterativos no Ambiente FlexMap
Autor: Julio Saraçol Domingues Junior

Banca:
Prof. Felipe de Souza Marques (orientadora UFPEL)
Prof. Leomar Soares da Rosa Junior (co-orientador UFPEL)

Prof. Paulo Francisco Butzen (FURG)
Prof. Julio Carlos Balzano de Mattos (UFPEL)
Prof. Rafael Iankowski Soares (UFPEL)

Data: 29 de janeiro de 2015
Hora: 15:00h
Local: Aud. da Reitoria – 4o. andar – Campus Anglo

 

Resumo

A evolução no processo de fabricação de circuitos integrados permite cada vez mais a miniaturização dos dispositivos eletrônicos que compõem esses circuitos. Entretanto, para que a escala de integração seja cada vez maior, novos limites físicos são impostos, originando assim novos desafios para os projetistas. Neste sentido, para lidar com esses novos desafios, são necessárias ferramentas de apoio a projetos de circuitos integrados, que resultam na evolução tanto dos processos físicos de produção quanto das etapas do projeto lógico.

Este trabalho concentra-se na etapa de síntese lógica, mais precisamente na etapa de mapeamento tecnológico. Técnicas de otimização iterativas são comumente aplicadas na síntese física de circuitos integrados. Porém, poucos trabalhos com este tipo de abordagem são encontrados na literatura. A avaliação resultou em uma nova metodologia implementada na ferramenta FlexMap, a qual é um framework para o desenvolvimento de métodos para mapeamento tecnológico. Diversos experimentos foram realizados a fim de avaliar o impacto dos vários parâmetros de configuração da metodologia proposta.

Os experimentos foram realizados para duas tecnologias, FPGA e Quantum Celular Automata (QCA), objetivando a minimização do número de unidades lógicas utilizadas na construção do circuito. Os resultados demonstraram que a heurística de otimização se mostrou promissora. No caso de FPGAs as otimizações não foram significativas, demonstrando que são necessários alguns ajustes na abordagem proposta. Por outro lado, para a tecnologia QCA os resultados são mais expressivos, atingindo taxas de até 5,28% de otimização da solução inicial para métodos específicos para QCAs e taxas de até 20,58% para outros métodos.