Retrospectiva 2014 do PPGC-UFPel

Este post é parte de um esforço continuado em fornecer à Comunidade informações sobre o andamento do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFPel.

O ano de 2014 foi marcado pela continuidade no crescimento e qualificação do PPGC em diversos aspectos. O curso de Mestrado em Ciência da Computação titulou no ano 12 novos mestres, totalizando 27 mestres formados nos seus três anos de funcionamento. Foram também recebidos 24 novos alunos regulares, selecionados em edital que novamente contemplou vagas específicas para candidatos oriundos de empresas com histórico de investimentos em pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Destes, todos que solicitaram bolsa tiveram seus pedidos atendidos ao longo do ano. Também ingressaram 20 novos alunos especiais, em dois editais no ano.

O corpo docente do Programa também viu avanços, com a chegada de dois novos pesquisadores. O professor Cristian Cechinel, da Faculdade de Educação da UFPel, ingressou como docente colaborador em Maio/2014, atuando na linha de Sistemas Inteligentes. Também como colaboradora ingressou a professora Tatiana Aires Tavares, da Universidade Federal da Paraíba, em Dezembro/2014, atuando na linha de Sistemas Digitais e Embarcados. Com eles, o PPGC finalizou o ano com 23 docentes (18 permanentes e 5 colaboradores).

A qualificação do corpo docente e a ampliação da internacionalização foi outra meta atingida no ano por meio de estágios pós-doutorais. O PPGC enviou três docentes para pós-doutoramento em instituições européias e recebeu outros dois pesquisadores. Os professores Paulo Roberto Ferreira Junior e Lisane Brisolara realizaram suas atividades na University of York, no Reino Unido e o professor Marcelo Schiavon Porto encontra-se na Universidade de Coimbra, em Portugal. O retorno destes docentes trará não só uma maior qualificação dos mesmos, mas também um estreitamento das relações institucionais entre as Universidades envolvidas.

Os pesquisadores acolhidos em pós-doutoramento no PPGC como sede de seus próprios projetos de pós-doutoramento são a pesquisadora Daniela Brauner e Guilherme Correa. A pesquisadora Daniela conta com bolsa atribuída Programa Nacional de Pós-Doutorado, da CAPES. Ambos atuam no programa complementando projetos existentes e executando novos projetos de pesquisa em cooperação com os demais docentes e mestrandos.

A produção técnica do corpo docente e discente também viu expressivo incremento no ano, continuando a trajetória ascendente observada desde 2012. Duas métricas são centrais no acompanhamento. O índice geral é a média de pontos por docente obtidos com publicações em conferências e periódicos, medidos pelo Qualis-CAPES, enquanto o índice restrito considera apenas publicações nos estratos superiores (A1 a B1). O índice geral cresceu 11% em relação a 2013 enquanto o índice restrito cresceu 10.5%.

Índices Anuais PPGC 2014

Embora o número total de publicações tenha reduzido ligeiramente, o número de publicações qualificadas em conferências e periódicos aumentou em 37% e 21%, respectivamente. Destaca-se ainda no ano a obtenção, pela docente Renata Reiser, de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, incrementando o número de bolsistas PQ no Programa.

Novos projetos e parcerias importantes foram firmados no ano. Dois projetos submetidos ao Edital Universal do CNPq e dois ao Edital PqG da FAPERGS foram aprovados e financiados. Um projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) foi aprovado, em cooperação com a USP e UnB, ampliando as interações entre estas instituições e promovendo a mobilidade acadêmica.

Importantes equipamentos foram adquiridos com recursos captados de diferentes editais, incluindo Pró-Equipamentos (CAPES) e Proinfra (FINEP). Destacam-se dois quadricópteros para projeto em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel e um servidor de processamento de alto desempenho para uso do Programa.

Em conclusão, o ano de 2014 demonstrou a continuidade na tendência de crescimento em todas principais métricas observadas, atingindo seus maiores valores históricos, fruto dos esforços dos docentes, discentes, técnicos-administrativos e da administração da UFPel.