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Defesa de Dissertação de Mestrado – Rosana Zatonelli
por Secretaria PPGC, 2 anos, 85 dias atrás

Título: “Consolidação do estudo e análise da robustez de operadores fuzzy considerando a abordagem intuicionista.”

Autor: Rosana Medina Zanotelli

Orientadora: Profa. Dra. Renata Hax Sander Reiser (UFPEL)
Co-orientadora: Profa. Dra. Simone Andre da Costa Cavalheiro (UFPEL)

Membros da Banca
Profa. Dra. Alice Kozakevicius (UFSM)
Prof. Dr. Benjamin Rene calejas Bedregal (UFRN)
Profa. Dra. Luciana Foss (UFPEL)
Prof. Dr. Marilton Sanchotene Aguiar (UFPEL)

Data: 28 de abril de 2015
Hora: 10:30h
Local: SalaPós Graduação 2  – 4o. andar – Campus Anglo

Resumo:

Esta dissertação contribui com a análise da robustez na Lógica Fuzzy, como uma importante  fundamentação para modelagem e desenvolvimento de sistemas robustos, estendendo esta análise para a abirdagem intuicionista. Neste contexto, considera-se o estudo da robustez de conectivos da lógica intuicionista, como proposta por Krassimir Atanassov. Primeiramente,  trabalho também considera a análise da sensibilidade ponto a ponto destes conectivos fuzzy e suas construções duais, como proposta em Li.et.al. e essencialmente focados em propriedades algébricas como a monotonicidade. A análise de robustez pode ser diretamente verificada a partir de operadores fuzzy  usando duas estratégias: (i) a sensibilidade ponto a ponto de operadores fuzzy baseado na análise da monotoniciade de seus argumentos (negações, agregações, implicações e coimplicações); e (ii) a avaliação do comportamento dos operadores fuzzy nos pontos terminais do intervalo unitário, onde a monotonicidade não pode ser aplicada (conectivos Xor, XNor e derivações, bi-implicações e bi-coimplicações). A partir da avaliação da sensibilidade de conectivos fuzzy, a metodologia proposta estende os resultados para classes de conectivos fuzzy intuicionistas.  Como  principal contribuição, formalmente estabelece-se que a robutez preserva as construções duais e as funções de projeção relacionadas a conectivos fuzzy intuicionistas representáveis.

CDTec UFPel
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