Seminários da Computação: Redução, Escalonamento e Controle de Complexidade Computacional para Codificadores de Vídeo de Alta Eficiência

Continuando o ciclo de Seminários da Computação, convidamos a comunidade para participar da palestra “Redução, Escalonamento e Controle de Complexidade Computacional para Codificadores de Vídeo de Alta Eficiência” a ser proferida pelo Dr. Guilherme Correa, bolsista de pós-doutoramento do PPGC-UFPel. Segundo o palestrante:

“Nas últimas décadas, diversos padrões de compressão de vídeo foram desenvolvidos com o objetivo de reduzir as taxas de bits sem afetar a qualidade do vídeo codificado. O padrão High Efficiency Video Coding (HEVC) tornou-se recentemente o estado-da-arte em compressão de vídeo e provê ganhos importantes em comparação com outros padrões anteriores. Contudo, tais ganhos são associados a grandes aumentos na complexidade computacional e, consequentemente, no tempo da codificação, prejudicando ou até mesmo impedindo a operação do codificador em dispositivos portáteis e em sistemas de tempo real, especialmente para vídeos de alta resolução. Esta palestra apresenta uma discussão sobre as operações realizadas pelos codificadores HEVC e apresenta uma série de métodos para redução, escalonamento e controle da sua complexidade computacional. Sobretudo, os métodos apresentados são especialmente úteis em dispositivos multimídia portáteis com limitação energética e com baixa capacidade computacional.”

Data: 25 de Junho de 2015 (Quinta-Feira), as 13:30

Local: Auditório Acadêmico, 4o andar, Campus Porto, UFPel