Banca de TCC: Maureen Oliveira de Souza

Apresentações Finais (2015/1)

Testes em sistemas web: comparação de técnicas aplicadas a ambientes parcialmente ou completamente desenvolvidos
Maureen Oliveira de Souza

Prof. Anderson Priebe Ferrugem (orientador)
Rafael Teixeira dos Santos (co-orientador)
Profa. Flávia Braga de Azambuja
Alfredo Tillmann

Data: 02 de Julho de 2015

Local: Sala 413

Resumo do Trabalho: O número de pessoas com acesso à internet aumenta a cada ano, estas realizam compras, acessam bancos online, assistem aulas, acompanham suas vidas acadêmicas, entre inúmeras outras atividades. Esse aumento quanto ao acesso, impulsiona instituições e empresas a olharem para esse mercado. O que acontece é que a pressa de se inserir no mundo Web consequentemente acarreta na produção de Sistemas online fracos e/ou pouco testados. O objetivo principal deste trabalho é testar o ambiente disponível, Sistema Cobalto, quanto a estresse/sobrecarga, para buscar problemas quanto à disponibilidade e garantir a sua estabilidade, até determinada quantia de acessos. Para isso, testou-se o sistema com duas técnicas diferentes, são elas o Twill e o Apache JMeter. Apresentam-se os resultados obtidos com os testes, nas formas de tabelas e de gráficos, e a conclusão de que apesar de serem técnicas para a realização do mesmo tipo de teste, elas são diferentes. Enquanto uma é bem simples tanto com relação aos resultados quanto a execução, a outra é mais elaborada, contendo recursos bem definidos e saídas mais rebuscadas. Considerando todas as diferenças entre as técnicas, o Twill foi escolhido como a mais recomendada para o Sistema Cobalto, devido a sua simplicidade e consistência nos resultados.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2015_1