Banca de TCC: Murilo Figueiredo Schmalfuss

Apresentações Finais (2015/1)

Extensão do Ambiente VirD-GM para Suporte a Processos Parciais Mistos para Portas Controladas
Murilo Figueiredo Schmalfuss

Profa. Renata Hax Sander Reiser (orientador)
Prof. Maurício Lima Pilla (co-orientador)
Prof. Adenauer Corrêa Yamin
Prof. André Rauber Du Bois

Data: 06 de Julho de 2015

Local: Sala 436

Resumo do Trabalho: A simulação de algoritmos quânticos a partir de computadores clássicos consiste em uma metodologia de estudo, desenvolvimento e validação que busca complementar a abordagem teórica aplicada nos estágios iniciais de construção dos algoritmos em questão. Entretanto, tal simulação é caracterizada por uma elevada complexidade temporal e espacial, exigindo computadores com grandes capacidades computacionais. Visando a obtenção de soluções para uma simulação mais eficiente, este trabalho propõe uma metodologia de desenvolvimento caracterizada por duas etapas principais: (i) a primeira compreende o estudo teórico e implementação das abstrações de Processos Mistos Parcias para suporte portas controladas definidos no modelo qGM, visando a redução no consumo de memória associado à transformações quânticas controladas multidimensionais; (ii) na segunda etapa, tem-se a implementação distribuída/paralela dessas abstrações para correspondente execução sobre clusters de GPUs. Os resultados obtidos neste trabalho contemplam a simulação distribuída/paralela de diferentes configurações de transformações Hadamard controladas de até 21 qubits.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2015_1