Banca de TCC: Júlia Krüger Vieira

Apresentações Finais (2015/2)

Análise e Simulação dos Conectivos Fuzzy XOR e Classes Derivadas via Computação Quântica
Júlia Krüger Vieira

Profa. Renata Hax Sander Reiser (orientador)
Prof. Maurício Lima Pilla (co-orientador)
Profa. Simone André da Costa Cavalheiro
Prof. André Rauber Du Bois

Data: 29 de Setembro de 2015

Local: Sala 427

Resumo do Trabalho: A lógica fuzzy e a computação quântica são relevantes áreas de pesquisa,  ambas consolidando a análise e a busca por soluções para resolver mais rapidamente problemas difíceis de serem solucionados pelo uso de lógica clássica e/ou por computadores clássicos. Neste trabalho percebemos similaridades entre estas duas áres na  representação da modelagem da incerteza. A lógica fuzzy expressa a incerteza presente no raciocínio humano modelando  matematicamente a imprecisão inerente da linguagem natural através da teoria dos conjuntos fuzzy, os quais são caracterizados pela função de pertinência determinando o grau de pertinência de cada  elemento. Em outra abordagem, a computação quântica propõe o uso de propriedades da mecânica quântica para realizar tarefas computacionais, representando a incerteza do mundo real. Propriedades como a superposição e o emaranhamento, sugerem que a computação quântica possa ser mais eficiente do que a computação convencional em várias das tarefas mais complexas para a abordagem clássica.  Visando exploração e  integração entre estas áreas, este trabalho foi desenvolvida no sentido de prover  a descrição e modelagem de conectivos da lógica fuzzy via operadores da computação quântica, objetivando contribuir principalmente com: (i) a descrição via operadores quânticos de classes derivadas do conectivo fuzzy XOR, como as implicações fuzzy baseadas em conectivos fuzzy  XOR, examinando também classes  de implicações representáveis como as QL-implicações; (ii) desenvolver a modelagem dos conectivos fuzzy  XOR  usando tanto o tradicional  modelo de circuitos quânticos como  o modelo de processos quânticos e, incluindo a correspondente simulação que considera as interfaces gráficas da ferramenta VPE-qGM.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2015_2