Seleção PPGC 2016: Projeto de Pesquisa e Memorial Acadêmico

Em novembro será lançado o processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação do PPGC-UFPel, para ingresso no primeiro semestre de 2016. Os interessados deverão atentar para um dos requisitos principais, a necessidade de submeter um Projeto de Pesquisa e Memorial Acadêmico. Este é um requisito para inscrição em ambos cursos.

Considerando que a elaboração destes itens consomem tempo considerável, adiantamos aqui as especificações. Ambos serão submetidos através de formulário eletrônico. Portanto, apenas texto deve ser utilizado, sem formatações, tabelas ou imagens.

O Projeto de Pesquisa descreve uma proposta de pesquisa no tema de interesse do candidato, em linha com o que este deseja executar durante o curso. Deverá conter os seguintes campos, além de um título:

1. Justificativa e Relevância. Deve conter a definição do problema, motivação e justificativa para a necessidade do trabalho proposto e discussão sobre sua relevância. No máximo 7000 caracteres (cerca de 2 paginas).
  2. Metodologia. Deve descrever a metodologia e ferramental que poderão ser utilizados no desenvolvimento do trabalho de pesquisa. No máximo 3500 caracteres (cerca de uma página).
  3. Objetivos e Resultados Esperados. Deve apresentar os principais objetivos técnico-científicos da pesquisa. Descrever quais resultados são esperados ao final do projeto. No máximo 3500 caracteres (cerca de uma página).
  4. Referências. Referências do trabalho, conforme normas ABNT. No máximo 3500 caracteres (cerca de uma página).

O Memorial Acadêmico, por sua vez, é uma narrativa sobre a vida acadêmica pregressa do candidato, listando seus principais feitos, realizações e trabalhos desenvolvidos. Deve ater-se à perspectiva acadêmica-profissional e conter no máximo 7000 caracteres (cerca de duas páginas).