Banca de TCC: André Guimarães Peil

Apresentações Finais (2015/2)

Alinhamento de nomes de coautores em produções científicas de currículos de pesquisadores
André Guimarães Peil

Profa. Daniela Francisco Brauner (orientador)
Prof. Ricardo Matsumura de Araújo (co-orientador)
Prof. Alexandre Rademaker
Prof. Cristian Cechinel
Profa. Tatiana Aires Tavares

Data: 07 de Dezembro de 2015

Local: Pós 1, FAT.

Resumo do Trabalho: A Plataforma Lattes, implementada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é o principal meio de exposição de currículos de pesquisadores brasileiros e, consequentemente, de divulgação de seus trabalhos científicos. Por conter um grande volume de dados, que abrange currículos de pesquisadores, estudantes, linhas de pesquisa, projetos, publicações entre outros assuntos, é possível identificar alguns problemas de ambiguidades ao analisar certos currículos. Como a maioria dos pesquisadores não registra seus coautores com os devidos links para seus currículos, a citação atribuída aos coautores torna-se uma simples cadeia de caracteres (string) e pode causar problemas de ambiguidade. Um exemplo disto é quando temos pessoas que possuem mesmo sobrenome e iniciais iguais, impossibilitando um terceiro de reconhecer a qual pesquisador se refere tal coautoria. A ambiguidade de nomes é um desafio presente em várias áreas, mas no cenário de bases de currículos e bibliotecas digitais impõe restrições importantes. Por exemplo, em serviços que computam a produção bibliográfica de um grupo de pesquisadores, a ambiguidade de nomes pode levar a medidas tendenciosas. Neste contexto, este trabalho propõe um processo para alinhamento de nomes para apoiar o tratamento da ambiguidade de coautorias em produções científicas, tais como publicações. Os dados utilizados são oriundos da Plataforma Lattes e refletem um conjunto de publicações de grupos de pesquisa da UFPel.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2015_2