Banca de TCC: Glauco Roberto Munsberg dos Santos

Apresentações Finais (2015/2)

Currículos Lattes: Expansão Automática de Termos baseada em Ontologia
Glauco Roberto Munsberg dos Santos

Prof. Ricardo Matsumura de Araújo (orientador)
Profa. Daniela Francisco Brauner (co-orientador)
Prof. Alexandre Rademaker
Profa. Ana Marilza Pernas Fleischmann
Profa. Tatiana Aires Tavares

Data: 07 de Dezembro de 2015

Local: Pós 1, FAT.

Resumo do Trabalho: A Plataforma Lattes, criada e mantida pelo CNPq, integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições, em um único sistema de informações e é um importante meio pelo qual pesquisadores, professores e alunos vêm reunindo informações sobre a sua formação e trabalhos produzidos durante déadas. Assim, hoje o Lattes é referência nacional no formato de currículo e divulgação da produção científica e tecnológica brasileira. Porém a ferramenta de pesquisa atual do Lattes exige grande compreensão da busca que se espera, e de certa forma, uma objetividade ao realizar uma pesquisa. Com isso, propomos um mecanismo de busca que permita uma melhor experiência de uso, aumentando a relevância dos resultados retornados a partir de uma busca fornecida pelo usuário. De um lado, percebe-se que há um alto grau de informalidade nos termos buscados mais frequentemente pe- los usuários, enquanto os pesquisadores tendem a usar termos técnicos específicos para descrever seus trabalhos em seus currículos. Como as ferramentas tradicionais de recuperação de informação utilizam apenas os termos que são mencionados nos currículos para indexar a informação os usuários precisam ter conhecimento desses termos para recuperar currículos relevantes em suas consultas. Como forma de melhorar estes resultados, propomos aqui o desenvolvimento de um mecanismo de busca com expansão de termos apoiado por uma base de conhecimento. O objetivo é ampliar os resultados da busca fornecendo assim uma melhor experiência de uso. Os resultados obtidos mostraram que houve um ganho significativo na aproximação do vocabulário entre o utilizado pela comunidade e pelas publicações indexadas. Também foi observando que 23,1% das consultas realizadas contaram com uma expansão e que estas consultas 64,9% delas foram clicadas pelo usuário demonstra, que para esse conjunto de currículos, houve uma relevância significativa para o motor de busca o uso de expansão de termos proposto aqui.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2015_2