Banca de TCC: Edemar Dias Xavier Junior

Apresentações Finais (2016/1)

Promoção do Conhecimento Histórico Local: Uma Proposta de Interatividade para o Memorial Anglo UFPEL
Edemar Dias Xavier Junior

Profa. Tatiana Aires Tavares (orientador)
Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa
Prof. Vinícius Krüger da Costa
Profa. Francisca Ferreira Michelon

Data: 28 de Junho de 2016

Local: Auditório do Museu do Doce (Casarão 8)

Resumo do Trabalho:

Este trabalho apresenta um estudo de técnicas de aplicação de realidade aumentada não imersiva através de dispositivos móveis (como: smartphones e tablets), para a promoção do conhecimento histórico local com foco no Memorial ANGLO da Universidade Federal de Pelotas. O Memorial ANGLO mostra através de informações visuais exibidas em uma galeria, o histórico das instalações do frigorífico ANGLO onde hoje funciona a UFPel. Com o aumento da popularidade dos dispositivos móveis, eles se tornam um alvo estimulante para o desenvolvimento de intervenções de Realidade Aumentada, pois o poder de processamento e as câmeras destes dispositivos estão ficando cada vez mais poderosos permitindo que se desenvolva aplicações cada vez mais complexas e interativas. Realidade aumentada é a sobreposição de objetos virtuais no mundo real através de dispositivos tecnológicos melhorando ou aumentando as possibilidades de interação do usuário. A plataforma Aurasma foi utilizada para o desenvolvimento da solução proposta neste trabalho devido a sua facilidade de uso e a portabilidade. Outrossim, optou-se por metodologia que prioriza a abordagem participativa  de acordo com  o Design Participativo onde protótipos serão desenvolvidos e testados até a obtenção do produto final.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2016_1