Banca de TCC: Mateus Wachholz Noremberg

Apresentações Finais (2016/1)

Redução de Complexidade do Algoritmo Test Zone Search para Estimação de Movimento no Codificador de Vídeo HEVC
Mateus Wachholz Noremberg

Prof. Guilherme Ribeiro Corrêa (orientador)
Prof. Marcelo Schiavon Porto (co-orientador)
Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos
Prof. Vladimir Afonso

Data: 04 de Julho de 2016

Local: Auditório da Reitoria

Resumo do Trabalho:

A redução da complexidade dos processos de codificação de vídeo é um tema que vem sendo bastante explorado pela academia e pela indústria nos últimos anos devido à grande popularização deste tipo de aplicações no nosso dia-a-dia. A operação de Estimação de Movimento recebe especial atenção, visto que consiste em uma das etapas de maior complexidade nos codificadores de vídeo atuais. Diversos algoritmos que reduzem a complexidade desta operação têm sido propostos ao longo dos últimos anos, todos eles com o efeito indesejável de gerar perdas em termos de qualidade da imagem e capacidade de compressão com relação ao algoritmo considerado ótimo, o Full Search (FS). O Test Zone Search (TZS) é um desses algoritmos que vem sendo utilizado em grande parte dos codificadores de vídeo que seguem o padrão estado-da-arte, o High Efficiency Video Coding (HEVC). Apesar de ser um algoritmo mais rápido que o FS, o TZS ainda representa uma grande parcela da complexidade dos codificares HEVC, de forma que há grande interesse de pesquisa por técnicas e estratégias que reduzam a sua complexidade com baixos custos em termos de eficiência de compressão. Neste sentido, este trabalho apresenta, inicialmente, um estudo detalhado acerca do funcionamento do TZS e uma série de análises estatísticas sobre a sua utilização em termos de tempo de execução, relevância das suas etapas e custos taxa-distorção em função do tamanho de bloco. As análises realizadas permitiram determinar variáveis que influenciam diretamente no desempenho de determinadas etapas do algoritmo TZS, permitindo a proposição de uma estratégia baseada na utilização de limiares para a interrupção da execução do algoritmo em casos em que as chances de obtenção de melhores resultados são consideradas muito baixas. Os valores limiares para a decisão de interrupção são derivados em tempo de codificação através de um modelo gerado através de treinamento off-line com um algoritmo de Regressão Linear. Os resultados experimentais obtidos mostram que a utilização da estratégia permite uma redução de complexidade média de 14% no algoritmo TZS, com um impacto insignificante na eficiência de compressão do codificador HEVC.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2016_1