Banca de TCC: Marlon Mahl

Apresentações Finais (2016/1)

Algoritmo Evolutivo Híbrido Aplicado ao Problema de Alocação de Salas da Universidade Federal de Pelotas
Marlon Mahl

Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador)
Rodrigo Costa de Moura (co-orientador)
Prof. Paulo Roberto Ferreira Jr
Prof. Anderson Priebe Ferrugem

Data: 01 de Julho de 2016

Local: Lab. 3

Resumo do Trabalho:

Todos os semestres, as universidades possuem a tarefa de alocar as turmas de seus respectivos cursos em determinadas salas de aula, levando em consideração diferentes particularidades de cada uma. O número de vagas e a localização das prédios são alguns exemplos de restrições que o processo deve levar em conta. Na Universidade Federal de Pelotas, o Núcleo de Gestão de Espaços (NGE), é o responsável por esta tarefa, e todo o processo é realizado analisando os pedidos enviados pelos departamentos, e então, manualmente, as salas são reservadas para os diferentes cursos e disciplinas. A elaboração de horários de professores em uma escola e alocação de salas para os diferentes cursos de uma faculdade são exemplos clássicos do problema de criação de timetables. Estes são processos morosos onde, devido ao grande número de possibilidades a serem avaliadas, torna-se inviável avaliar todas as alternativas possíveis para encontrar a solução ótima dentre elas. Com a inviabilidade de obter uma resposta satisfatória em um tempo aceitável utilizando força bruta, é necessário a utilização de outras técnicas e heurísticas para que seja possível obter esta resposta em um tempo de execução aceitável, mesmo que a resposta obtida não seja a melhor possível. O problema da mochila é caracterizado por ser um problema de otimização combinatória, onde objetivo é escolher, dentre diversos itens de diferentes pesos e valores, a melhor combinação em termos de valor para serem inseridos em uma mochila, sem exceder o limite de peso suportado pela mesma. A caracterização geral do problema pode ser reestruturada em alguns pontos, sendo capaz de modelar problemas mais específicos, como a criação de timetables. O trabalho desenvolvido apresenta um estudo das técnicas utilizadas para soluções de problemas similares. Baseado nesse estudo, é proposto então um Algoritmo Evolutivo Híbrido como solução para o processo de alocação de salas realizados pelo NGE, da Universidade Federal de Pelotas.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2016_1