Banca de TCC: Gustavo Cruz de Pinho

Apresentações Finais (2016/1)

Do tecnológico ao lúdico: o uso de dispositivos móveis no Pensamento Computacional
Gustavo Cruz de Pinho

Prof. Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro (orientador)
Profa. Tatiana Aires Tavares
Prof. Rafael Ferreira

Data: 01 de Julho de 2016

Local: Sala 440

Resumo do Trabalho:

Pensamento Computacional consiste em uma metodologia para resolução de problemas, desenvolvimento de sistemas e entendimento do comportamento humano pela combinação do pensamento crítico e fundamentos da Computação. Habilidades aplicadas na criação de programas computacionais para resolução de problemas específicos são utilizadas como metodologia para solucionar problemas gerais, das mais diversas áreas do conhecimento. Existem diversos programas e projetos que buscam a disseminação do Pensamento Computacional, bem como a sua inserção como disciplina curricular em nível Fundamental. Nesse contexto, uma forma de disseminação do Pensamento Computacional, como é realizado pelo projeto Explorando o Pensamento Computacional para Qualificação do Ensino Fundamental, é a aplicação de atividades lúdicas em escolas municipais, adaptando-as à realidade dessas escolas, o que muitas vezes significa dispensar o uso de dispositivos computacionais. Entretanto, grande parte da população possui pelo menos um dispositivo computacional (smartphone, tablet e computador). A familiarização dos alunos com esses dispositivos pode ser considerada como motivação ao utilizá-los como ferramental na aplicação de atividades no âmbito do Pensamento Computacional. Dessa forma, é proposto um jogo móvel multiplataforma, denominado Caça ao Tesouro, baseado em uma atividade já aplicada pelo projeto. O aplicativo mantém os principais fundamentos da atividade e busca ser uma forma alternativa da aplicação original. O presente trabalho descreve a sua implementação, bem como relato de aplicação e resultados obtidos.

Para mais informações acesse: http://inf.ufpel.edu.br/notcc/doku.php?id=bancas:2016_1