Banca de TCC – Matheus José Krumenauer Weber

Apresentações Finais (2017/1)

Uma abordagem baseada em heurísticas para a redução do custo total em estações de bombeamento em lavouras de arroz
Matheus José Krumenauer Weber

Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador)
Profa. Luciana Marini Köpp (coorientadora)
Prof. Anderson Priebe Ferrugem
Prof. Lessandro Coll Faria

Data: 10 de Agosto de 2017

Local: Auditório Acadêmico

Resumo do Trabalho:
O problema de dimensionamento de tubulações para a redução do custo total em estações de bombeamento em lavouras de arroz é um problema difícil de tratar por causa da grande variabilidade de valores que seus parâmetros podem assumir. A irrigação de uma lavoura é responsável por 10,74% do custo de produção do arroz, este que pode ser diminuído adequando as tubulações das estações de bombeamento. A grande maioria dos profissionais do campo utilizam de empirismo para calcular o dimensionamento da tubulação de suas lavouras de arroz, causando desperdício de dinheiro e energia. A Inteligência Artificial é o ramo da Ciência da Computação que utiliza heurísticas para chegar a resultados aproximados da solução ótima, seus algoritmos possuem a capacidade evoluir a si mesmo para alcançar o objetivo final. O objetivo desse trabalho é discutir técnicas baseadas em heurísticas para alcançar uma solução aproximada para o problema em questão, bem como desenvolver uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais em campo a escolher um dimensionamento de tubulações mais adequado para suas lavouras, assim reduzindo o desperdício de dinheiro e energia. Os resultados desse trabalho foram todos feitos em cima de simulações e comparações com outros trabalhos, alcançando na maioria dos casos uma melhora no dimensionamento das tubulações. O algoritmo gerado por esse trabalho pode ser adaptado para outros tipos de tubulações de outros tipos de plantações.

Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_1/