Banca de TCC – Inessa Diniz Luerce

Apresentações Finais (2017/1)

Descoberta do perfil dos estudantes evadidos dos cursos de Computação da UFPel utilizando aprendizado não supervisionado
Inessa Diniz Luerce

Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador)
Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos
MSc. Paulo de Almeida Afonso
Prof. Paulo Roberto Ferreira Jr.

Data: 11 de Agosto de 2017

Local: Auditório Acadêmico

Resumo do Trabalho: A evasão nas instituições de ensino federais nos últimos anos se tornou um problema merecedor de estudos. A implementação de programas como o REUNI e o SISU trouxeram mudanças no perfil e na permanência dos estudantes na universidade. O objetivo deste trabalho consiste em utilizar Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados para identificar o perfil dos alunos evadidos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UFPel, a fim de proporcionar um melhor entendimento da situação em que se encontram. A base de dados utilizada consiste de registros acadêmicos dos alunos da Computação e foram utilizadas informações demográficas, de gênero, idade, modalidade de ingresso, tempo de curso e desempenho acadêmico. O último utiliza a proporção entre disciplinas cursadas e os índices de aprovação/reprovação/infrequência e trancamento. Foram propostos diferentes cenários, primeiro com o total de alunos e a seguir com os alunos evadidos de ambos os cursos. Também foram propostos cenários envolvendo gênero e modalidade de ingresso. Para utilização da clusterização foi aplicado o algoritmo K-means, utilizando como cálculo de distância a função Euclidiana. Além de apresentar os resultados obtidos pela técnica, o trabalho também levanta alguns dados gerais sobre os cursos.

Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_1/