Seminário de Andamento: Leroi Floriano de Oliveira

Título: Proposta de um método de clusterização adaptativa para séries de dados hidrológicos com validação dos clusters por testes de homogeneidade e de discrepância

Autor: LEROI FLORIANO DE OLIVEIRA

Orientação:

• Marilton Sanchotene de Aguiar, Orientador (PPGC-UFPel)

Banca Examinadora:

• Ricardo Matsumura Araujo (PPGC-UFPel)
  • Samuel Beskow (Universidade Federal de Pelotas)

Data: 25 de Agosto de 2017

Local: Sala 318

Resumo:
No campo da Hidrologia Aplicada existe a necessidade de classificar bacias hidrográficas em regiões com padrões hidrológicos similares de modo que, baseado nos dados de séries históricas de vazão em cursos d`água, seja possível a transposição de informações para outros pontos não medidos dentro da mesma região com comportamentos hidrológicos semelhantes, mas que não possui dados disponíveis. Utilizam-se de técnicas de clusterização para o agrupamento de bacias hidrográficas na criação de regiões hidrológicas. Os algoritmos de aprendizado de máquina têm apresentado grande importância na computação por serem capaz de aprender e modificar seu funcionamento baseado em informações armazenadas e acumuladas ou estímulos ao longo do processo de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe um avanço nos métodos estudados no sentido de obter um método de re-clusterização adaptando a quantidade de clusters e selecionando séries de dados hidrológicos com base na validação dos clusters por testes de homogeneidade e de discrepância. Para o estudo de caso serão utilizados os dados de séries históricas de 108 estações fluviométricas do estado do Rio Grande do Sul do qual serão obtidos os atributos descritos por trabalhos do grupo de pesquisa que consistem em medidas de sazonalidade, tais como: Seasonality Ratio (SR), Seasonality Index (SI) e a Seasonality Histogram (SH). Além destes atributos poderão ser observados outros atributos para avaliação da relevância na clusterização de regiões hidrologicamente homogêneas. Para a validação de homogeneidade dos clusters será utilizado o teste estatístico que determina o grau de homogeneidade de um grupo formado por séries hidrológicas a partir de suas características históricas de chuva e vazão.