Defesa de Mestrado: Diorgenes Yuri Leal da Rosa

Título: EXEHDA-SO: Uma Abordagem Ontologica para Ciência de Situação Aplicada ao Domínio de Segurança da Informação

Autor: DIORGENES YURI LEAL DA ROSA

Orientação:

• Ana Marilza Pernas, Orientadora (PPGC-UFPel)

Banca Examinadora:

• Renata Hax Sander Reiser (PPGC-UFPel)
  • Edécio Fernando Iepsen (SENAC)
  • Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro (PPGC-UFPel (suplente))

Data: 21 de Dezembro de 2017

Local: Auditório Acadêmico (4o andar do Campus Porto)

Resumo:
As infraestruturas computacionais modernas, típicas da Computação Ubíqua, pressupõem características de flexibilidade e de permissividade quanto a conectividade do ambiente. Estas características contribuíram ao longo dos últimos anos com a concretização da emergente Internet das Coisas, a qual estende a demanda de conectividade e, por conseguinte, eleva o tráfego em redes de computadores. Entretanto, os mesmos fatores que permitem estas evoluções também potencializam problemas no que diz respeito a Segurança da Informação. Recorrentemente são implantadas, em redes de computadores, soluções de Segurança da Informação para fins específicos, desenvolvidas em linguagens de sintaxe própria, provendo eventos em formatos também distintos. Estes fatores individualizam a análise destas soluções, o que acaba dificultando a identificação de incidentes. Neste sentido, a Ciência de Situação, enquanto estratégia capaz de integrar eventos de diferentes fontes, torna-se requisito fundamental para a implementação de controles de segurança, permitindo a flexibilidade típica da UbiComp. Considerando isto, a presente dissertação propõe uma abordagem ontológica para Ciência de Situação aplicada ao domínio de Segurança da Informação, denominada EXEHDA-SO (\textit{Execution Environment for Highly Distributed Applications – Security Ontology}). Por meio de processamento de eventos heterogêneos, provenientes de diferentes fontes contextuais, busca-se uma contribuição a fase de compreensão de Ciência de Situação. O modelo EXEHDA-SO é apresentado em três fragmentos denominados Core, Scope e InterCell Analyzer. De forma a validar o modelo proposto foi desenvolvido um estudo de caso alusivo à infraestrutura computacional da Universidade Federal de Pelotas. Nesta avaliação, considerando as características de heterogeneidade e distribuição do ambiente, foi possível observar as principais contribuições propostas nesta dissertação.