Banca de TCC – Braz Araujo da Silva Junior

Apresentações Finais (2017/2)

A Última Árvore, Utilizando Gramática de Grafos em um Jogo Educacional para Explorar o Pensamento Computacional
Braz Araujo da Silva Junior

Engenharia de Computação

Profa. Simone André da Costa Cavalheiro (orientador(a))
Profa. Luciana Foss (coorientador(a))
Profa. Renata Hax Sander Reiser
Prof. André Rauber Du Bois

Data: 28 de Fevereiro de 2018

Local: Sala 440 (Campus Anglo)

Resumo do Trabalho: Este trabalho disponibiliza uma ferramenta que explora as características de Gramática de Grafos (GG) e dá suporte a um ensino gradativo e consistente para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) sem a dependência do acesso a laboratórios de informática. Esta ferramenta é consequência da conclusão, validação e expansão de “A Última Árvore”, um jogo educacional baseado em GG onde os alunos interpretam animais que auxiliam no processo natural de expansão de uma floresta recém desmatada. Este processo é simulado por uma GG que descreve eventos como o ciclo de crescimento das árvores e a disseminação das sementes por agentes externos (os animais). Jogar “A Última Árvore”, desde seus níveis mais básicos, estimula o desenvolvimento de habilidades do PC através do contato com os métodos formais. A análise, coleta e representação de dados, são competências do PC estimuladas ao longo de toda a execução do jogo devido à exibição e manipulação das informações em formato de grafos. Os grafos também permitem elevar o nível de abstração por possibilitarem uma linguagem visual. As regras da GG exercitam a decomposição de problemas e reforçam a análise de dados ao exigirem matches para suas aplicações. O acesso simultâneo a todo o conjunto de regras do sistema trabalha os conceitos de paralelismo e concorrência. Nos níveis mais avançados são explorados mais elementos de GG, como a condição negativa de aplicação (Negative Application Condition, NAC) e os atributos em uma GG com Atributos (Attributed Graph Gramar, AGG). Com a incorporação destes elementos, eleva-se a abstração e a exigência das competências do PC, o que possibilita o desenvolvimento gradativo delas.

Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_2/