Banca de TCC – Gustavo Lima de Magalhães

Apresentações Finais (2017/2)

Dados abertos: uma revisão teórica
Gustavo Lima de Magalhães

Prof. Anderson Priebe Ferrugem (orientador(a))
Profa. Tatiana Tavares Aires
Henrique Avila Vianna

Data: 26 de Fevereiro de 2018

Local: Auditório Acadêmico

Resumo do Trabalho: Este trabalho de conclusão de curso em Bacharelado de Ciências da Computação que busca organizar um corpo teórico sobre dados abertos. O recorte escolhido para essa pesquisa foi de artigos revisados por pares publicados entre 2011 e 2018 no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Também apresenta definição de dados abertos segundo a Open Knowledge Foundation (OKFN) e faz uma apresentação do que está sendo feito sobre dados abertos no mundo, no Brasil e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Terminando por apresentar alguns dados que a Universidade pode publicar, assim como ações que podem ser tomadas para utilizar esses dados em prol da própria Universidade e da sociedade civil organizada.

Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_2/