Banca de TCC – Nicolas Borges da Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2017/2)

Estudo do Consumo Energético em Redes de Sensores Sem Fio Utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado como Coletor de Dados
por
Nicolas Borges da Silva

Curso:
Engenharia de Computação

Banca:
Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos (orientador(a))
Prof. Paulo Roberto Ferreira Júnior (coorientador(a))
Prof. Rafael Iankowski Soares
Prof. Tauã Milech Cabreira

Data: 07 de Março de 2018

Hora: 10:00h

Local: Laboratório 3

Resumo do Trabalho: Este trabalho propõe o estudo do consumo energético de uma rede de sensores sem fio que utilize um veículo aéreo não tripulado (VANT) para realizar a função de coleta de dados. O trabalho foi divido basicamente em duas etapas: a primeira etapa foi analisar o consumo energético que a comunicação dos nodos posuem e a segunda etapa foi uma análise de consumo energético que o VANT realizando voos enquanto ocorre a troca de dados entre um nodo embarcado no VANT e outro nodo no solo. O VANT utilizado foi um quadrirotor com motores de 180W e bateria de 16.8V e os nodos eram compostos por placas Arduino Uno em conjunto de módulos de comunicação sem fio Xbee, alimentados por baterias de 5V. Foram feitos voos pairando em alturas diferentes (20-25m, 25-30m e 30-35m) com o vant comunicando com nodo em solo. O consumo de corrente da comunicação apresentou ser entre 40mA e 60mA , enquanto que o consumo de corrente dos voos de 20-25m, 25-30m e 30-35m foram de 12.96A a 24.3A, 10.06A a 20.82A e 12.45A a 22.9A, respectivamente. A com a comunicação dos nodos quando comparada ao consumo do VANT possui ordem de grandeza maior. Como trabalhos futuros, realizar o estudo com o VANT em movimento considerando diferentes alturas e velocidades. Também pretende-se o uso de VANTS de tipos diferentes, como os de asas fixas, nodos de constituição diferente, entre outros.

Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2017_2/