Participação da Computação/UFPel no ScratchDay

No último sábado 12 de maio de 2018, o projeto ExpPc liderado pela profa. Simone Cavalheiro e a iniciativa Elimu Social liderada pelo prof. Tiago Thompsen Primo e pela pesquisadora Kelen Bernardi participaram do 1o. Scratch Day Pelotas. O evento contou com diversas oficinas, incluindo Robótica, Programação de Jogos, Computação Desplugada entre outros. A parceria entre ExpPc e Elimu levou ao evento duas oficinas: Scratch sobre o sistema solar, apresentando aos alunos como programar uma nave que passeia por todos os planetas do Sistema Solar, e uma oficina de computação desplugada, que através do uso de transparências e materiais impressos estimulou o desenvolvimento dos quatro passos do pensamento computacional: Decomposição, padrões, abstração e algoritmos.
Muito obrigado a equipe UFPEL que se dispôs a participar do evento, e um salve especial aos alunos:
  • Bruna Klein Colucci
  • Dirceu Maraschin
  • Gleider Mackedanz de Campos
  • Jorge Nachtigal
  • Lucas Tortelli
  • Plinio Finkenauer
Agradecemos também à Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa – Núcleo Regional e Centro Tecnológico Educacional (CETEP) pelo convite.