Artigo do GACI-UFPel é premiado no SForum 2011

O artigo “A Fast Random Based Motion Estimation Search Algorithm” desenvolvido no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel recebeu o prêmio de melhor artigo no SForum 201111th Microelectronics Student Forum, realizado em João Pessoa – PB, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. O SForum fez parte da programação do Chip on the Cliffs, que é o maior encontro nacional na área de microeletrônica e incluiu outros três eventos: SBCCI, SBMicro e WCAS.

O artigo premiado foi desenvolvido no GACI pelos alunos do Curso de Ciência da Computação Cássio Cristani e Pargles Dal’Oglio, tendo sido apresentado, no evento, pelo aluno Cássio Cristani. O artigo foi orientado pelos professores Marcelo Porto e Luciano Agostini, da UFPel, com a colaboração do prof. Sergio Bampi, da UFRGS.

Além do tradicional certificado, os autores foram agraciados com um HD portátil e o convite para a publicação de uma versão estendida do trabalho para a REIC (Revista Eletrônica de Iniciação Científica) da Sociedade Brasileira de Computação.

Segundo o professor Luciano Agostini, este foi mais um reconhecimento ao trabalho de qualidade desenvolvido no GACI, que tem recebido diversas premiações nos últimos anos. “O GACI tem ocupado posição de destaque dentro da comunidade da área de microeletrônica no Brasil, tanto do ponto de vista técnico, gerando publicações relevantes e algumas premiações, mas também no aspecto político. Com professores atuando nas equipes executivas das sociedades científicas da área, com a participação na organização de diversos eventos e com relações de cooperação estabelecidas com vários grupos brasileiros e estrangeiros, o GACI tem se destacado neste cenário”.

Ainda segundo o professor Agostini, a transferência da área da computação para o Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTEC, a abertura do Curso de Mestrado em Computação e a recente mudança para o Campus Porto são fatores que estão impulsionando positivamente a produtividade do grupo e, assim, novos resultados positivos são esperados. “Vários exemplos podem ser apresentados para o reconhecimento da qualidade da equipe do GACI, mas talvez o mais importante seja a escolha do nosso grupo para organização do SPL 2012 – Southern Programmable Logic Conference, que será realizado entre 21 e 23 de março de 2012. Este é um evento internacional bastante prestigiado pela comunidade da área e estará acontecendo pela terceira vez no Brasil. Por tudo isso, é um grande orgulho participar do GACI e compartilhar as atividades de pesquisa com colegas qualificados e comprometidos com o desenvolvimento da área de Computação e de toda a Universidade”, ressalta Agostini, que é o Coordenador Geral do SPL 2012 (www.splconf.org).